Secretaria de Governo é tema do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”

0
124
Foto: Pedro Junqueira - Donizete Simioni participou do Canal Direto com a Prefeitura - Especial Fim de Ano.
Donizete Simioni fez um balanço das ações de sua secretaria ao longo de 2023 e revelou algumas projeções para o ano que vem
 
Nesta terça-feira (12), o “Canal Direto com a Prefeitura”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, deu sequência à série “Especial Fim de Ano”, onde secretários, coordenadores e gestores apresentam balanços sobre os setores da administração municipal ao longo do ano de 2023. Dessa vez, o convidado foi Donizete Simioni, secretário de Governo.

Ele lembrou que, até o início do ano, a Prefeitura contava com a Secretaria de Governo, Planejamento e Finanças, que foi dividida em duas pastas: a Secretaria de Governo e a Secretaria de Planejamento e Finanças. “Essa providência foi conversada com o prefeito. Penso que foi uma medida totalmente acertada de desvincular as secretarias. Hoje convivemos com várias políticas públicas, a Prefeitura cresceu muito, a cidade de Araraquara cresceu muito e estamos batendo 250 mil habitantes. Então a secretaria de Governo, desvinculada, cumpre um papel importantíssimo que é de articular, para dentro do Governo, juntamente com todas as secretarias da administração direta, das autarquias e das fundações, as medidas e as ações prioritárias do governo. Tudo isso, logicamente, com o aval do prefeito. Penso que cumprimos muito bem o nosso papel”, avaliou.

Donizete reforçou que a decisão também foi oportuna pela alta quantidade de recursos que o prefeito Edinho tem conseguido captar para Araraquara. “Quem anda pela cidade vê inúmeras obras nossas sendo inauguradas e entregues. Mesmo com todas as dificuldades que tivemos no final do ano passado, neste ano estamos entregando tudo o que diz respeito às obras de infraestrutura. Esse papel nós cumprimos junto às secretarias, assessorando o prefeito, e fizemos com que as obras andassem. Acho que esse é o principal destaque que faço porque o prefeito tem captado inúmeros recursos para a cidade em todas as áreas, como esporte, assistência social, saúde, educação, infraestrutura. Só para ter uma ideia, temos em andamento, finalizando, de obras previstas para o ano que vem, mais de R$ 500 milhões, sem força de discurso. A Secretaria de Governo cumpriu esse papel, trazendo para dentro do Governo e fazendo com que essas obras virem realidade até o final do nosso mandato”, apontou.

Entre as ações de destaque, o secretário citou as obras que envolveram as pontes da cidade. “Nós já entregamos a ponte da Avenida 36 e já entregamos a Ponte dos Machados. Hoje passamos pela ponte do Botânico e vamos entregá-la nesta sexta-feira. Passei na Ponte da 5 e meio [Rua Armando de Salles Oliveira] e estamos finalizando para entregar no início do ano. Retomamos as obras do Teatro Municipal e vamos entregar também no início do ano que vem, além da Casa da Cultura e muitas outras obras na Saúde, na Educação, no Esporte, como o complexo das piscinas. Então é uma cidade que está movimentada pelas obras e pela capacidade do prefeito de captar recursos”, frisou.

Donizete também mencionou a relevância de uma obra que será iniciada no ano que vem. “Será uma das maiores, senão a maior obra de intervenção urbana na história recente de Araraquara. Para que possamos resolver todos os problemas de enchentes da cidade, é uma obra de infraestrutura urbana que diz respeito à drenagem na Via Expressa, que será mais uma obra com recursos captados pelo prefeito Edinho. Terá o investimento de R$ 150 milhões para fazer toda a extensão a Via Expressa, na parte que tem o córrego coberto e na outra parte também, no Rio do Ouro, passando por baixo da SP-210, e na cidade de Araraquara também com os lagos que vamos fazer para contenção dessa água antes de chegar no escoamento. A cidade vai ter uma nova cara. É uma obra muito grande. Estamos finalizando todas as tratativas burocráticas e correndo muito com isso para que possamos liberar esse edital, que é um edital complexo, de uma obra complexa, para que possamos iniciar logo no início do ano”, revelou.

O secretário de Governo também fez uma projeção para 2024. “É um ano que vai ser bastante politizado, um ano de eleições na cidade de Araraquara. O prefeito Edinho e nós estamos todos empenhados para que todas essas obras aconteçam, para darmos conta de todos os projetos e programas sociais nossos, e que possamos continuar convivendo com uma cidade progressista, inclusiva, com programas sociais que a população de Araraquara reconhece. Só para dar alguns exemplos, temos o Educa Mais, as Escolinhas de Esportes, as cooperativas, e o nosso grande projeto de participação popular, onde a população decide para onde vai o nosso orçamento, que é o Orçamento Participativo. Sempre nos sentimos realizados de ver as obras entregues pelo OP”, apontou.

Donizete finalizou sua participação com uma mensagem de final de ano. “Desejo um Natal e um 2024 de muita luz e paz para todos nós. Que possamos terminar 2023 de coração aberto, procurando a paz, combatendo o racismo, combatendo qualquer tipo de preconceito e combatendo o ódio. Que a gente possa entrar em 2024 com toda essa resiliência e essa paz de espírito que procuramos no nosso dia a dia. E aproveito para agradecer a todos os servidores da Prefeitura, das autarquias, das fundações, porque sem eles não chegaríamos onde nós chegamos”, completou.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.