da Folha Online
Chegou a 507 o número de municípios que decretaram situação de emergência devido à seca e à estiagem nas regiões Sul e Nordeste. O Estado que concentra a maior quantidade de decretos continua sendo o Rio Grande do Sul, com 215 municípios em situação de emergência.
No Nordeste, o Piauí tem 66 cidades com emergência decretada. Em Pernambuco, onde 42 decretos venceram no dia 31 de dezembro, cinco cidades já renovaram a documentação. Outras sete comunicaram a situação de emergência à defesa civil local.
O decreto de situação de emergência serve como aval para que os municípios possam contratar serviços e comprar produtos sem precisar fazer licitação.
Em alguns Estados choveu na última semana, mas não foi suficiente para a população armazenar água. De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Bahia, Artur Napoleão, o Estado está sofrendo a chamada seca verde, que ocorre quando chove apenas o suficiente para deixar a plantação verde, mas não para encher os açudes e barragens. Na Bahia, 37 municípios decretaram situação de emergência devido à estiagem.
O Ministério da Integração Nacional ainda não reconheceu nenhum pedido de situação de emergência nem há previsão para liberação de recursos. A assessoria de comunicação do órgão afirmou apenas que o ministério está acompanhando as previsões dos institutos que monitoram o clima.