A Rádio Uniara FM, cuja torre está na Vila Xavier, teve a potência ampliada de 50w para 2000w, podendo ser sintonizada também em cidades da região e pontos de Araraquara que antes não tinham cobertura. A freqüência também foi alterada, passando de 107,3 para 100,1.
O superintendente da Fundação Universitária de Rádio e Televisão de Araraquara, Engenheiro José Ignácio Costa Gurgel, explica que a ampliação foi possível devido à instalação de um novo sistema irradiante, composto por transmissor, cabos e antena. “Está sendo uma alegria enorme. Depois de dois anos, teremos uma cobertura ampla”, diz.
Conta que durante o último final de semana testou o novo trasmissor comprovou que a rádio terá uma boa cobertura regional. “O sinal pegou em cidades como Matão, São Carlos, Boa Esperança do Sul e Rincão”, diz.
Apesar de não haver nenhuma pesquisa que comprove, Gurgel garante que a audiência da Rádio tem crescido bastante nos últimos meses. “Já encontramos vários locais na cidade que possuem som ambiente, como restaurantes, lojas e consultórios, sintonizados na Rádio Uniara”, conta.
Novos programas
Estréia na Rádio Uniara FM o programa Batidas por Minuto (BPM), que traz músicas eletrônicas de vanguarda apresentadas por uma equipe de DJs: Ronan Carlos Ramos, Bruno Real Toledo Piza, Gabriel Quintão e Adriano Hansen de Oliveira. O programa é exibido às quintas e sábados, a partir das 23 horas.
Outra estréia, marcada para este domingo (dia 23), será a do musical Ensaio, programa exibido pela TV Cultura que agora será transmitido também pela emissora. A apresentação será às quartas, às 22 horas, e aos domingos, às 10 horas.
Outra novidade é que, durante toda a programação, serão exibidos poemas curtos de Carlos Drummond de Andrade recitados por personalidades famosas como Pelé, Paulo Autran e Ney Latorraca.
Também está previsto, ainda sem data certa para a estréia, o programa Rede Ambiente, que abordará questões ambientais por meio de informações e entrevistas com convidados especiais. O programa será produzido e apresentado pelo coordenador técnico científico do Centro de Estudos Ambientais da Uniara (CEAM), professor Denilson Teixeira.
Haverá, ainda, a participação da Agência de Desenvolvimento de Araraquara (ADA) em programas especiais, sem data prevista.