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Páscoa: recuperação regional do transporte

Os trilhos podem voltar a unificar interesses da região central e cidades das respectivas cabeças: Araraquara, São Carlos e Rui Claro.

A notícia que resgata a essência da história ferroviária, que é a grande vocação da região de Araraquara e, por conseguinte, da população instalada ao derredor das maltratadas paralelas da ex-Companhia Paulista de Estradas de Ferro. E se o embrião der certo, claro que movimento semelhante deve, também partindo de Araraquara, fazer aflorar os benefícios da saudosa EFA.

Trata-se da primeira reunião de representantes das prefeituras e sindicato da ex-CP com os da Brasil Ferrovias visando a apresentação do Projeto de Revitalização do Transporte Ferroviário.

A reunião de alto significado – até porque pode representar o início do restabelecimento do transporte de passageiros de Araraquara a Rio Claro e daí até Campinas, completando cerca de 200 quilômetros com forte estímulo às economias das localidades do trecho – ganhou o entusiasmo do titular do Turismo de Araraquara, Manoel Araújo Sobrinho; da secretária de Rio Claro, Raquel Bovo; do diretor do sindicato das Empresas Ferroviárias, Antonio Carlos Freitas; e dos coordenadores da gerência geral para assuntos comunitários da Brasil Ferrovias, Edson Thomaz Zilão e Ronaldo Albuquerque Carvalho.

Propostas

Inicialmente o alvo será a ocupação de estações de trem para museus, sede de secretaria de cultura e outros espaços do segmento para, em última análise, preservar o prédio de cada cidade que faz parte do patrimônio histórico de São Paulo.

Araraquara, São Carlos, Rio Claro e Campinas são parceiras deste projeto arrojado e altamente pertinente. Tanto que estão pleiteando financiamento do BNDS. Empresários, diante deste horizonte alentador, certamente vão se interessar e alavancar o desenvolvimento sustentado.

Abrangência

Segundo o jovem Manoel Araújo, cerca de 2,5 milhões de pessoas seriam atingidas neste projeto que recupera tempo perdido. Um filho de ferroviário, ouvido pelo JA, afirma que essa iniciativa “resgata o esforço e dinamismo, próprios da família ferroviária, que muitos dirigentes ferroviários, políticos de plantão deixaram dormir nas confortáveis poltronas do carro-restaurante de luxuosas composições”.

A Brasil Ferrovias

É a holding que administra quatro concessionárias: Ferroban, Ferronorte, Novo Oeste e Portofer. Juntas são responsáveis pelos serviços ferroviários (o pouco que resta) dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A diretoria, após discutir internamente o projeto da região central, vai marcar novo encontro. E, como se trata de um fato muito importante, não se pode deixar de lado a representação do deputado Dimas Ramalho e governador Geraldo Alckmin. Como ficou enunciado na legenda, o fato é grande demais para circunscrever apenas o sucesso de uma sigla partidária. O povo aplaude e espera trabalho de todos enquanto a história ferroviária e o progresso da região central, antecipadamente, agradecem. (g.polezze)

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