Proposta tem como objetivo prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da endometriose  

0
257

Vereador João Clemente (PSDB) é o autor da propositura 

Na segunda-feira (25), o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 3712/2022, que solicita a realização de estudos para a criação e implementação do Programa Municipal para a Prevenção, Diagnóstico Precoce e Tratamento da Endometriose.

O objetivo é promover a realização de campanhas informativas sobre as características, precauções, diagnóstico precoce e tratamento da doença, bem como a criação de ações de atendimento médico especializado nos equipamentos de saúde municipais.

Na endometriose, o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora dele e pode estar presente nos ovários, nas tubas uterinas ou no intestino. Os sintomas mais comuns são dor e irregularidades menstruais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a enfermidade atinge cerca de 15 % das mulheres ou aproximadamente sete milhões de brasileiras. É uma doença crônica associada a dor intensa durante os períodos de menstruação, relações sexuais, evacuações e/ou micção. Como consequência, a pessoa acometida por endometriose pode sofrer dor pélvica crônica, náusea abdominal, fadiga e, às vezes, ansiedade e infertilidade.

“Os sintomas variáveis da endometriose podem gerar um atraso longo no diagnóstico. Por isso, é importante aumentar a conscientização sobre a endometriose entre profissionais de saúde, mulheres, homens, adolescentes, professores e comunidades em geral. As campanhas são fundamentais para educar a população. É importante também treinar todos os profissionais de saúde primários para reconhecer a endometriose, bem como treinamento avançado de cirurgiões especialistas e equipes multidisciplinares”, argumentou o parlamentar.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.