“Projeto Quilombinho” é lançado na Casa SP Afro Brasil

0
92
Foto: Divulgação - Projeto Quilombinho é lançado na Casa SP Afro Brasil.
  • Iniciativa visa dialogar de forma lúdica sobre a temática racial com crianças e adolescentes de 7 a 13 anos
Foi lançado nesta quarta-feira (13) o “Projeto Quilombinho”, iniciativa que consiste em trabalhar a construção da conscientização racial em crianças e adolescentes de 7 a 13 anos. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais — que integra a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular — e a Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”.

A proposta visa dialogar de forma lúdica sobre a temática racial, através de contação de histórias com protagonistas negros, assim como vídeos, pinturas em desenhos, além de diversas atividades como brincadeiras africanas e o respeito à diversidade.

O projeto se realizará uma vez por mês. Neste primeiro dia, foi voltado para as crianças de 7 a 9 anos. No dia 27 de março, das 14h30 às 15h45, a ação irá abranger crianças de 10 a 13 anos. Cabe ressaltar que é necessário fazer as inscrições e estarem acompanhados dos pais ou responsáveis para acompanhar as atividades.

A coordenadora de Políticas Éticas-Raciais, Alessandra Laurindo, destacou a relevância da iniciativa. “O Quilombinho é uma demanda antiga e extremamente urgente, visto que a maior parte das denúncias acontecem no ambiente escolar. Portanto estamos indo na contramão do racismo, tentando preveni-lo, partindo do pressuposto de que ninguém nasce racista, as pessoas assim o tornam de acordo com o ambiente que vivem e com as relações que constroem ao longo da vida. E se pudermos, desde cedo, plantar a sementinha da conscientização, acreditamos que pelo menos para esse público, a mudança fará a diferença no futuro. O projeto está aberto para todas as crianças, independente de raça ou cor, pois o objetivo é que juntos possamos rescrever uma nova história, onde no final não tenha o fantasma da discriminação assombrando e adoecendo nossas crianças”, comentou a coordenadora, que explicou que o projeto será divulgado também nas creches da cidade.

Para mais informações e inscrições, o contato pode ser feito pelo WhatsApp (16) 99626-9466 e pelo (16) 3333-2035 ou diretamente na Casa SP Afro Brasil, que fica na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 1195, Vila Xavier.

21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO – PROGRAMAÇÃO
 
Dia 15 de março, sexta-feira
Das 17h às 21h30 – Feira Afro (Espaço cultural e colaborativo para o fomento do empreendedorismo afro). Local: Espaço Garimpo – Sesc Araraquara
Realização: Sesc Araraquara

Dia 16 de março, sábado
10h – Programa Afro Mulheres. Local: Residencial dos Oitis

Dia 18 de março, segunda-feira
19h – Letramento Racial aberto para toda Comunidade. Local: Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”

Dia 21 de março, quinta-feira
19h – Posse Comcedir / Lançamento da Campanha contra o Racismo. Local: Sala de Reuniões da Prefeitura


Dia 22 de março, sexta-feira
Das 17h às 21h30 – Feira Afro (Espaço cultural e colaborativo para o fomento do empreendedorismo afro). Local: Espaço Garimpo – Sesc Araraquara
Realização: Sesc Araraquara

Lançamento do Programa Juventude Negra Viva em Brasília

Dia 27 de março, quarta-feira
19h – Oficina de Cartazista. Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge

(Em parceria com a APRECABA – Associação de Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara)


SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.