N/A

Prefeitura informa redução dos serviços de limpeza pública após fim de contrato com empresa

Desde encerramento do vínculo com a Ecosystem, trabalho é executado por equipes municipais e apoio de pessoas em cumprimento de pena; vereador Alcindo Sabino (PT) havia apresentado Requerimento sobre o assunto

Serviços de limpeza pública que eram realizados pela empresa Ecosystem Serviços Urbanos Ltda. estão sendo executados de forma reduzida desde o encerramento do contrato nº 5.975/2024, no dia 24 de agosto. A diminuição das equipes disponíveis afetou a capacidade operacional e a abrangência dos atendimentos em determinadas regiões da cidade.

As informações são da Prefeitura de Araraquara, em resposta ao vereador Alcindo Sabino (PT), que em setembro havia apresentado o Requerimento nº 1.945/2026. A administração municipal informa que os serviços passaram a ser realizados diretamente pelas equipes municipais disponíveis, com apoio de pessoas em cumprimento de pena. O Executivo atribui a redução à limitação do contingente de trabalhadores e afirma que a normalização depende da contratação de uma nova empresa.

De acordo com a Prefeitura, está em andamento o Processo Administrativo nº 64.995/2026, destinado à realização de uma nova licitação. No entanto, a resposta não apresentou um cronograma com datas para as etapas do procedimento nem uma previsão para a retomada integral dos serviços. A regularização depende da conclusão da licitação, da homologação, da formalização do contrato e da emissão da ordem de serviço.

A Prefeitura também informa que não foi realizada contratação emergencial para substituir imediatamente a Ecosystem e que, até o momento da resposta, não havia sido formalizado um plano de contingência específico para assegurar a continuidade dos serviços. Reconhece ainda que não foi realizado um levantamento quantitativo dos impactos do encerramento contratual, embora tenha constatado prejuízos à capacidade de execução dos serviços em diversas regiões da cidade.

Tentativa de prorrogação

Segundo a Prefeitura, havia a intenção de prorrogar o contrato por mais 12 meses, mas a Ecosystem não aceitou a proposta. A solicitação de anuência à empresa foi feita em 30 de julho, menos de um mês antes do encerramento da vigência.

A Prefeitura também confirmou a existência de pendências financeiras. Conforme relatório financeiro anexado à resposta, existe um registro de R$ 2.119.503,62 em lançamentos em aberto relacionados à Ecosystem. A solução definitiva prevista é a realização de nova licitação, ainda sem cronograma definido para a retomada integral dos serviços.

Avaliação do vereador

Para Alcindo Sabino, o caso evidencia falhas de planejamento da Prefeitura, que deveria ter antecipado os riscos do encerramento contratual e preparado alternativas para evitar a redução dos serviços. O vereador também aponta a existência de pagamentos pendentes à empresa e cobra explicações, prazos e soluções concretas para a normalização da limpeza pública.      

“Araraquara não pode ser governada na base do improviso. Limpeza pública não é favor, não é luxo e não pode ficar para depois. É responsabilidade da administração municipal. Araraquara precisa de explicações, prazos e soluções concretas. A população não pode pagar o preço da falta de planejamento de um governo”, comenta o parlamentar.

Foto: Jcomp/Magnific

(Setor de Imprensa – Câmara Municipal de Araraquara)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura informa redução dos serviços de limpeza pública após fim de contrato com empresa

Educação afirma que lei sobre primeiros socorros nas escolas tem sido aplicada desde 2018

PJ: vereadores jovens ganham madrinhas e padrinhos

O Brasil de mentira nos 45 dias de campanha eleitoral

Pegando o eleitor pelas tripas

CATEGORIAS