Treze prefeitos do Partido dos Trabalhadores (PT) da região fizeram um balanço das eleições 2002 e discutiram como deverá ser a participação da região no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
Eles decidiram que irão fazer um diagnóstico macro-regional da situação da fome, visando encaminhá-lo ao programa nacional de combate à fome.
A decisão foi tomada durante um encontro que durou cerca de três horas, realizado na quarta-feira (20), em que foram eleitos cinco integrantes que passaram a constituir a Coordenação Regional dos Prefeitos. O grupo é composto por Edinho Silva (Araraquara), Dudu Bolito (Rincão), Gilmar Dominici (Franca), Davi Peres Aguiar (Bebedouro) e Fernando Antônio Ferreira (Batatais).
O desenvolvimento regional foi outro ponto abordado em quatro eixos. O primeiro relacionado ao setor canavieiro, com destaque para o álcool como alternativa energética; os setores calçadista e citrícola, que também representam alavancas econômicas para a região; e o setor de alta tecnologia, relacionado, sobretudo, com o pólo aeroespacial da Embraer, instalado em Gavião Peixoto.
Neste sentido, haverá empenho e iniciativas dos prefeitos, procurando estimular a licitação da FAB, com abertura à participação da Embraer.
Na próxima terça-feira (26), os membros da Coordenação estarão reunidos com prefeitos de todo o País para discutir uma ampla pauta de interesses dos municípios sobre questões a serem votadas, ainda este ano, no Congresso Nacional.
Entre as questões estão a TIP (Taxa de Iluminação Pública), em decorrência de um elevado número de prefeituras inadimplentes; e o custo com o transporte escolar.
Nas próximas semanas, a Coordenação deverá se reunior com o coordenador de transição de governo do presidente eleito, Antônio Palocci.