N/A

Prefeito Junior acompanha com muito interesse o Consórcio Intermunicipal (brasileiros e italianos), a fim de defender interesse de Santa Lúcia

A Assessora de Relações Internacionais da Prefeitura, Julia Gorla, que organizou o evento juntamente com Yashiro Yamamoto, gerente dos projetos e representante da prefeitura de São Carlos, o objetivo do encontro em Araraquara, na última semana, foi a troca de experiências, informações e verificação sobre o andamento dos projetos do Consórcio, tanto no Brasil como na Itália.

O evento no auditório do Daae contou com a presença dos técnicos Alessandro di Paolo e Francesco Chiodi representando o Ministério das Relações Exteriores da Itália, além de pessoas das cinco regiões da Itália que integram o Consórcio, representantes da SAF (Secretaria de Assuntos Federativos) e da Secretaria Geral da Presidência da República. Os técnicos brasileiros são pesquisadores das universidades Unesp, Uniara e UFSCar. Em Araraquara, o Observatório conta com a coordenação da professora Helena de Lorenzo.

O prefeito Edinho Silva, o secretário de Governo, Manoel de Araújo Sobrinho e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Kopanakis, também estiveram na reunião para saudar os integrantes do Consórcio. Fazem parte do Consórcio Intermunicipal Centro Paulista os municípios de Araraquara, São Carlos, Ibaté e Ribeirão Bonito. Para Edinho, “os projetos patrocinados pelos governos do Brasil e Itália são oportunidades amplas de desenvolvimento econômico, intercâmbio cultural e educacional”.

Regional

O foco do Consórcio é a pesquisa para ajudar no planejamento e desenvolvimento econômico regional. A assessora de Relações Internacionais afirma que o projeto “Rede Integrada de Serviços e Apoio Tecnológico para o Desenvolvimento Local” tem como objetivo a promoção e o aperfeiçoamento dos serviços de apoio à pequena e microempresa, além da criação de condições para elaboração de estudos de viabilidade para facilitar as condições de intercâmbio entre setores produtivos brasileiros e italianos. A idéia é fortalecer as condições locais, com vistas à promoção do desenvolvimento integrado da região.

A construção da Rede para o desenvolvimento local dos municípios é composta por 4 subprojetos: (1) Centro de Inovação para Micro e Pequenas Empresas, (2) Núcleo Regional de Informação em Ciência e Tecnologia e Portal de Integração Regional, (3) Observatório Sócio-Econômico Regional, (4) Núcleo de Apoio à Agricultura Familiar e Agronegócios na Região Central do Estado de São Paulo.

Muitos desses projetos já estão em andamento. O Observatório Econômico funciona na Aequitus, uma Ocip (Organização da Sociedade Civil e Interesse Público) de Araraquara. O projeto de agricultura familiar, o Portal e o Centro de Inovação estão em andamento na vizinha São Carlos.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Grande Carnaval na Bento de Abreu “Tradição da Alegria” encerra a programação de Carnaval na terça-feira (04)

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo de circo neste sábado no Sesc Araraquara

Oficina “Personagens minecraft de papelão” neste sábado no Sesc Araraquara

Carnaval neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS