Praça das Bandeiras recebe roda de conversa da Semana do Maracatu nesta sexta-feira (06)

Atividade tem foco no trabalho com Cultura Popular dentro das periferias, além da produção da websérie “Território”; programação gratuita começa às 19h

O trabalho com Cultura Popular dentro das periferias e a produção da websérie “Território” são os temas da roda de conversa proposta pela 1ª Semana Municipal do Maracatu de Araraquara. A atividade gratuita será realizada nesta sexta-feira (06), a partir das 19h, na Praça das Bandeiras.

O Maracatu de Baque Virado é uma tradição com maior incidência nas periferias de Recife, em Pernambuco, de maneira que o trabalho social é praticamente obrigatório. Jorge Rufino, organizador da Semana de Maracatu e do grupo Sementes Crioulas explica que, dentro das favelas de Recife, as Nações de Maracatu têm um papel importante de resgate de vidas que seriam perdidas.  “Não só para as drogas, mas também para a fome, o desemprego, e problemas com depressão, velhice isolada, ou ainda pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências como síndrome de Down e autismo… e o Maracatu acolhe quem quer que chegue!”

Assim, a roda de conversa na Praça das Bandeiras propõe um intercâmbio de informações, realizando uma troca a respeito do que é trabalhar com cultura popular dentro de periferias em Araraquara, São Paulo Capital e Recife. Participam da atividade: Mãe Nadja, Mestre Hugo, Shirlayne Kelly, Jorge Rufino, Rainha Cristina.

Quanto a websérie “Território”, Jorge conta que faz parte de um projeto aprovado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e que implica também a gravação do álbum autoral de Maracatu do grupo Sementes Crioulas, já disponível no Spotify e com lançamento marcado para sábado (07), no Buteco da Pista, na programação da Semana do Maracatu.

A websérie será um programa infantil, composto por episódios curtos e que será veiculado pelas redes sociais. “São bonecos e fantoches contando a história das Loas (músicas). As crianças poderão, por meio dos bonecos, saber um pouco mais sobre o fundamento e o significado das Loas no Maracatu Sementes Crioulas”, explica. “Nesta roda de conversa na Praça das Bandeiras vamos abordar como foi o processo de criação e produção da websérie, com apresentação de fotos para entender como foi feito esse trabalho”, conclui.

A programação completa da 1ª Semana Municipal do Maracatu segue até 08 de setembro e pode ser conferida no site: www.semanadomaracatu.com.br.

A programação gratuita é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio do Grupo Cultural Maracatu Sementes Crioulas em colaboração com Mestre Galo Preto e com o apoio do Sesc Araraquara. Mais informações: www.semanadomaracatu.com.br e no Instagram: @maracatusementescrioulas .

SERVIÇO:

1ª Semana Municipal do Maracatu de Araraquara apresenta:

Roda de Conversa: “Produção da websérie ‘Território’ e o trabalho com Cultura Popular dentro das periferias”, com Mametu Nadja, Jorge Rufino, Kelly Minakibalony e Rainha Cristina

Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

Data: sexta-feira (06 de setembro)

Horário: 19 horas

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPARO NA REDE DE ÁGUA NA VILA XAVIER (09/09)

Santa Casa está com vagas para Auxiliar de Farmácia Hospitalar

Ato na Igreja do Carmo marca homenagem ao padre Adrianus Cornelis Johannes van Luy nesta segunda (9)

Vôlei masculino larga à frente em Iacanga em busca da final

Missa na Casa de Emaús celebra inauguração da primeira etapa das obras de revitalização

CATEGORIAS