Como uma liderança excelente pode transformar uma equipe e obter resultados extraordinários?
No livro "O poder da atitude", o autor Alexandre Slivnik aponta que para uma organização obter sucesso deve haver um grande desempenho de seus colaboradores. Todos os dias, os profissionais têm oportunidade de criar valor para os clientes, mas, eles não podem tomar todas decisões sozinhos, ou seja, precisam da condução de um líder. No entanto, não basta apenas uma boa liderança, o líder deve guiar os colaboradores para que os valores estratégicos estejam expressos em todas as atitudes dos funcionários.
Alexandre diferencia as atitudes de um bom líder em relação ao líder excelente. "O bom líder é aquele que faz com que a equipe acredite nele. Já o excelente líder é aquele que faz com que a equipe acredite nela". De acordo com Slivnik, quando há muita rotatividade de colaboradores geralmente não é culpa da empresa em si, mas dos gestores. Líderes excelentes ficam 80% do tempo em campo, escutando e formando seus colaboradores, e apenas 20% no escritório, longe de seu time resolvendo questões burocráticas.
O autor define um "ciclo de excelência" que envolve uma liderança excelente, colaboradores excelentes, com isso, clientes satisfeitos para que existam resultados extraordinários. A liderança excelente tem a função de transmitir com paixão os valores e a missão da empresa para sua equipe. Um excelente líder combina esforços de sua equipe para que todos estejam envolvidos nesse ciclo, garantindo que ele se perpetue.
Alexandre
Diz que é a partir de exemplos e histórias que os líderes podem inspirar e mostrar para sua equipe como promover na prática a excelência que trará o diferencial de sua marca. "Com isso, há um pé no passado, pela perpetuação do que há de bom, e um pé no futuro, para a visão da criação de novos capítulos da história", conclui. (e-mail: mailer@mailer.office3.com.br)