Há quatro anos, uma antiga pedreira abandonada que servia como depósito de lixo e entulho se transformou num dos mais bonitos cenários de Araraquara. É o Parque do Basalto, inaugurado pelo Centro Universitário de Araraquara – Uniara – no dia 12 de outubro de 2000 após cessão, pela Prefeitura de Araraquara por um período de 20 anos.
Hoje, transformado, o Parque reúne mais de 120 espécies de plantas, das quais mais de 80 são palmeiras. Outras árvores também foram plantadas como dendê, canela, azeitona, tomate, mogno, seringueira, baobá (árvore africana), árvore do dragão (originária das Ilhas das Canárias) e buriti-palito (faz parte da lista das espécies ameaçadas do Ibama), entre outras. Agora, um trabalho de pesquisa em andamento permitirá o plantio de mais 200 mudas de espécies nativas.
Além da flora, a fauna do local também está sendo recuperada, já que a enorme variedade de plantas atrai animais ao Parque. Muitas espécies já foram vistas por lá, como capivaras, garças, preás, tartarugas, lagartos e várias aves, dentre elas periquitos nativos, bem-te-vi, pica-pau, joão-de-barro, alma de gato, beija-flor, quero-quero, coruja buraqueira, urubu e até um tucano.
Primavera no Parque
Depois de um período de seca, a primavera trouxe de volta toda a exuberância do Parque. Os visitantes podem apreciar algumas espécies em florescência, como é o caso do ipê rosa de El Salvador e do pau-de-rosas, uma árvore rara no sul do país.
Além da beleza natural, os visitantes contam com áreas de permanência com bancos e quiosques, lanchonetes e mirantes. Está em construção um lago para variadas espécies de plantas aquáticas. Além disso, há espaço para a prática de esportes radicais como o rapel e trilhas ecológicas. Tudo isso com muito conforto, pois o Parque do Basalto oferece equipamentos sanitários e água de poço artesiano.
O Parque do Basalto está localizado entre os bairros Jardim Pinheiros e Parque Residencial São Paulo, com linhas de transporte coletivo e espaço para estacionamento, além de instalações de recepção e apoio aos visitantes. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 18h. Mais informações pelo telefone 0800 55 65 88.