Palestras focam em orientações sobre prevenção e combate a queimadas e incêndios

0
173

Moradores da região da Chácara Flora e proximidades, além de outros convidados, participaram de uma ação que envolveu palestras de orientação relacionada à prevenção e ao combate das práticas de queimadas e incêndios. A palestra ocorreu na manhã do último sábado (6), na sede de campo da Nigro.

O trabalho foi articulado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Corpo de Bombeiros e com representantes da associação de moradores da Chácara Flora (Amar Flora).

O técnico em Serviços Públicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tiago Sant’ Ana de Oliveira, foi um dos palestrantes. Ele abordou assuntos relacionados às queimadas e efeito estufa, erosão, desertificação e saúde pública, bem como as principais legislações federais, estaduais e municipais.

“É essencial sensibilizar os munícipes sobre esses assuntos porque, além de eles poderem contribuir em relação ao tema, ainda podem se tornar multiplicadores para seus familiares e amigos”, avalia o técnico da Secretaria de Meio Ambiente.

A segunda palestra foi ministrada pelo Cabo PM Jonatan de Souza Donofre, que discorreu sobre tipos de incêndios, equipamentos de proteção individual (EPI) e técnicas de combate aos incêndios. Em um segundo momento, o Cabo Jonatan Donofre realizou uma dinâmica prática em uma área do horto florestal, onde os presentes puderam combater um foco de incêndio controlado e com as devidas medidas de segurança.

De acordo com o gerente Luiz Dell’acqua, responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, as ações fazem parte do planejamento de contingência Operação Estiagem e buscam trabalhos pontuais de capacitação, realizando o levantamento das problemáticas ocorridas em cada região, principalmente as mais atingidas pelas queimadas, para a adoção de ações específicas, além de orientação da população local, para que, em conjunto com o poder público, possa contribuir para a mitigação dessas ocorrências.

Os trabalhos de orientação realizados junto à comunidade, principalmente das regiões mais afastadas do centro urbano, são de extrema relevância para o contexto da redução do número de queimadas. “Os trabalhos de orientação e capacitação nessas localidades permitem que possamos conhecer e analisar o mapa de risco de forma pontual, e com isso, adotarmos ações para o enfrentamento dos cenários desastres, principalmente com a participação da população”, enfatiza.

As ações do plano Operação Estiagem continuarão sendo empregadas até o término do período de estiagem, geralmente, ao final do mês de setembro.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.