Orçamento Participativo define temas prioritários da Região 9

0
108
Sub-regiões 1 e 2 contaram com plenárias nesta semana, enquanto a reunião da Sub-Região 3 foi adiada por conta do temporal de quinta-feira


O Orçamento Participativo 2022 contou com duas plenárias realizadas nesta semana, quando representantes das sub-regiões 1 e 2 da Região 9 elegeram os temas que serão votados na regional. Já a plenária da Sub-Região 3 acabou adiada por causa da chuva.

A primeira reunião foi realizada na segunda-feira (28), no CER Profª Maria José Pahin da Porciúncula, no Jardim Iguatemi, onde 108 pessoas compareceram e elegeram os temas Saúde e Educação para a Sub-Região 1, que envolve Cecap, Jardim Altos do Cecap, Jardim Iguatemi, Residencial dos Oitis, Jardim Regina, Conjunto Habitacional Victório de Santi 1 e 2, Vila Aracoara, Jardim Rafaela Amoroso Micelli, Distrito Industrial 2, 5 e 7 e Residencial dos Manacás.

Na quarta (30), o CER Marialice Lia Tedde, no Jardim Cruzeiro do Sul, recebeu a plenária da Sub-Região 2, onde 128 participantes elegeram Educação e Esporte e Lazer como prioridade. A sub-região é composta por Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rey, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha e Adelino Silva.

A terceira plenária, que seria realizada na quinta-feira (31) na EMEF Henrique Scabello, no Jardim das Hortências, não aconteceu por conta da forte chuva que caiu no início da noite e foi adiada para o dia 4 de maio, às 19h. Ela é válida pela Sub-Região 3, que envolve os bairros Parque das Hortênsias, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.

Próximas plenárias

Na segunda-feira, dia 4 de abril, às 19h, a plenária será no CER Leonor Mendes de Barros (Rua São Bento, 1933, Centro), onde serão votados os temas prioritários da Sub-Região 1 da Região 5, que envolve o Centro e os bairros do São Geraldo, Jardim das Oliveiras, Vila Ferroviária, Jardim Maracanã, Vila Godoi, Jardim Nova América, Vila Higia e Domingos Sávio I e II.

Na quarta, dia 6, às 19h, o CER Cyro Guedes Ramos (Rua Pedro Martini, 1055, Santa Angelina) recebe a plenária da Sub-Região 2 da Região 5, que é formada por Santa Angelina, Jardim Biagioni, Vila do Servidor, Jardim Dom Pedro, Vila Girassol, Jardim Independência, Vila Harmonia, Fonte, Jardim Primavera, Vila José Bonifácio, Jardim Residencial Barbugli, Vila Nina, Jardim Santa Rita de Cássia, Vila Yamada, Residencial Parque da Fonte, Conjunto Habitacional Prof. Hermínio Pagotto, Vila Del Fiori, Jardim Tangará, Loteamento Eldorado e Loteamento São Francisco.

Na quinta, dia 7, às 19h, a CER Dr. Antonio Tavares Pereira Lima (Av. Nossa Senhora Aparecida, 307, Jardim Pinheiros) vai sediar a plenária da Sub-Região 1 da Região 7, que conta com Jardim Pinheiros I e II, Vila Biagioni, Jardim Ana Adelaide, Jardim Esmeralda e Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues.

O Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Desde o retorno do programa, há cinco anos, foram 135 reuniões, com 55 obras eleitas, 27 obras entregues e R$ 70 milhões investidos nas obras e nos programas entregues e em andamento.

As plenárias do OP 2022 tiveram início com a fase sub-regional, que engloba 27 reuniões. Depois serão 11 plenárias regionais e 7 plenárias temáticas (Mulheres, Igualdade Racial, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade). A última plenária será em 7 de julho. Todo o calendário de plenárias está no site da Prefeitura pelo link www.araraquara.sp.gov.br/programas/op.

Nas plenárias sub-regionais (divisões dentro de uma mesma região), os principais temas que devem ser priorizados pela Prefeitura (Saúde, Educação, Esportes, Obras, por exemplo) são escolhidos pela população. É nas plenárias regionais e temáticas que são escolhidas as obras e os programas específicos a serem realizados pelo governo.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.