A colaboradora e escritora Sarah Coelho indica a servidora da municipalidade araraquarense, Nanci Aparecida Monteiro da Silva, como destaque desta página.
Nanci, atualmente, presta serviço na Secretaria de Finanças – Dívida Ativa – atendendo contribuintes que procuram orientação de como agir em relação às suas pendências com os cofres públicos.
Após 20 anos na prefeitura, o seu papel pode ser considerado um desafio constante, mas, declara: “adoro desafios e melhor ainda é ver o resultado positivo”. Por isso, Nanci é feliz e responde perguntas sobre seu trabalho.
JA- Uma situação que fortalece seu desempenho profissional.
N.A.M.S.- O atendimento em si, quase todos os dias aflora o lado psicológico porque existem contribuintes que, além de tentar resolver as situações financeiras, falam de seus problemas. Assim, procuro filtrar e colocar no dia a dia o melhor do meu profissionalismo sem deixar, no entanto, que essa carga emocional influencie minha vida particular.
Uma ocorrência que marcou.
Certa vez atendi um contribuinte que não tinha condições de saldar suas dívidas com o Município. Pedi que procurasse uma Assistente social para entrar com o pedido de Remissão (perdão da dívida). E assim foi feito, mas, o contribuinte agradeceu chorando, dizendo: “ninguém tinha me dado essa atenção, feito esse tipo de encaminhamento”.
Naquele instante, tive certeza. A minha atuação deve ser técnica e pessoal procurando, com sensibilidade, ser realmente útil.
Como é seu relacionamento com o contribuinte em geral?
Acho meu relacionamento normal, mas existem pessoas e pessoas. Temos que atender a todos com a devida cordialidade, sem esperar a reciprocidade. Nem todos têm o coração aberto como aquele contribuinte que foi citado anteriormente…
Qual o maior retorno de seu trabalho?
O maior retorno é o sorriso do contribuinte, em forma de agradecimento. E quando desejam que eu tenha um bom dia de trabalho e que Deus me abençoe… Quer coisa melhor que isso?
Como são seus momentos de lazer?
Nas horas de folga, brinco com meus cachorros (tenho 4 bebezinhos, eles são lindos…), faço também bordados com ponto cruz e leio bastatne.
Um projeto de vida…
É uma mistura de projeto e sonho… gostaria de conseguir um lugar onde pudesse ser construído um hospital-abrigo para todos os tipos de animais, com veterinário 24 horas. Não dá para esquecer que existem pessoas que não têm condições de pagar um profissional para cuidar de seus animais de estimação.
Um livro que marcou.
“O pequeno príncipe”, cada leitura é uma interpretação diferente.
O que é Deus
Deus está presente em tudo que olhamos. Ele é um só e igual em todas as religiões.
E a família?
A família é o alicerce da vida, bem estruturada enfrentamos tudo.
A relação homem, mulher, animais e o meio ambiente.
Adoro animais, me preocupo com o meio ambiente, fico magoada por existir pessoas que não se preocupam com isso… quem age assim não é capaz de amar nem o próprio semelhante.
A cidade de Araraquara…
Representa meu chão… apesar de vir da capital (São Paulo), gosto daqui, é a minha terra, a minha “Morada do Sol”.
Mensagem…
“Todos os nossos sonhos podem tornar-se realidade se tivermos a coragem de persegui-los. Para ser feliz é preciso ter coragem”.