Missa em Condomínio 137ª edição

0
103

Texto: Prof.ª Dr.ª Terezinha de Jesus Bellote Chaman

“Para vivermos essa vida nova, precisamos estar com o coração aberto, precisamos aderir ao Senhor, que se sacrificou por nós. Precisamos abrir o coração à presença do Espírito”. (Pe. Cassiano Vogel Parizotto – Par. N. Sra. Aparecida).

Romper muros… Construir pontes…

A Carta Encíclica Fratelli Tutti (2020) propõe o tema da amizade social, à luz da Palavra de DEUS. Objetiva estimular a cultura do encontro, a redescoberta da fraternidade, como caminho para a realização pessoal e para a paz. Vivemos tempos sombrios, repletos de divisões e polarizações. Vivemos como se fôssemos habitantes definitivos, na Terra. Ledo engano: tudo passa e nós também passaremos. Temos consciência dessa fragilidade? Temos consciência dessa falsa perenidade? Temos consciência da temível efemeridade humana?

Hannah Arendt já alertava: “Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança”. A esperança é a luz, no mundo marcado pela fragmentação. Necessário se faz avivar a consciência de pertença e amor à Igreja, de identidade cristã. Só a esperança pode nos levar à comunhão fraterna, ao não indiferentismo, ao não comodismo, ao não rompimento de relações, por razões ideológicas. Já nos analisamos sobre essas marcas que insistem em se instalar em nós? Essas marcas, tão visíveis na sociedade do isolamento, na sociedade que propala a cultura do individualismo, a cultura do eu… Ah! essas marcas que insistem em nos afrontar! Que teimam em nos seduzir! Para combatê-las a Carta Encíclica Fratelli Tutti, já contemplada ao início, vem nos propor o Amor estendido a todos, o Amor que rompe muros e cria pontes, que vai além dos interessas individuais, que busca construir uma comunidade de valorização da vida e do encontro, da Amizade Social.

As Missas em Condomínio são um “locus privilegiado” para avançar nesse projeto de fraternidade. E a Cruz Missionária, extensão da visita de Jesus Eucaristia aos edifícios/condomínios, é a materialização do encontro com a luz, com a esperança, com a força do Ressuscitado, do DEUS-Amor. Nesse 09 de abril não foi diferente o acolhimento de Jesus Eucaristia e da Cruz Missionária.

A Cruz Missionária que veio, em missão, visitar nosso edifício. Trazida, pelo casal Euclides e Cristina Malta, moradores do edifício Haddad, onde a Cruz percorreu vários aptos. e distribui paz e bênçãos.

Dezoito pessoas reuniram-se no salão de festas do Ed. Villa Lobos, para a celebração da Santa Missa, conduzida pelo Pe. Cassiano Vogel Parizotto. De sua homilia transcrevemos uma síntese: “Jesus dialoga com Nicodemos e fala sobre a vida eterna, a vida nova. Ao olharmos para a Cruz, ao contemplarmos a Cruz, somos curados de nossas mazelas, de nossos pecados, pelo sacrifício de Jesus. E, através dessa cura, dessa regeneração, dessa comunhão, o Senhor nos abre as portas da vida eterna. Só que para conseguirmos adentrar essa vida nova, precisamos, nessa Terra, fazer opção por uma vida nova: por isso, Jesus diz que precisamos nascer de novo. Ao nos aprofundarmos na vida de oração, de intimidade com Jesus, vamos percebendo essa mudança em nós. Para vivermos essa vida nova, precisamos estar com o coração aberto, precisamos aderir ao Senhor, que se sacrificou por nós. Precisamos abrir o coração à presença do Espírito”.

Mais uma vez queremos agradecer à Glória Marques (ministra da Eucaristia), ao Getúlio (Seminarista) e ao José do Carmo (músico).

Nossa próxima celebração de Missa em Condomínio será no dia 14/05 no Cond. Buona Vitta, Av. Oswaldo Gonçalves de Jesus, 387 bairro Buona Vita. Evelin Ponsoni aguarda moradores de outros condomínios/edifícios.

Esperamos encontrar a comunidade reunida, à espera de Jesus Eucaristia. Aguardamos a sua presença e de sua família. Até lá…

Desejando que se realize missa em seu condomínio/edifício faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman – 16 – 9.9782-6116 – [email protected] Até lá e fiquem com DEUS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.