Análise Cinematográfica

0
199

Colaborador: Bruno Sanches Bosso Munhoz

VALENTE

Para este Dia das Mães, escolhi fazer uma análise do filme “Valente”. Lançado em 2012 e adequado para todas as idades, a animação conta a história de Merida, uma jovem princesa que gosta de se aventurar pela floresta e praticar arco e flecha, mas é repreendida pela mãe, que tenta educá-la para se tornar uma grande rainha. Revoltada, Merida encontra uma bruxa e, em um desejo pensado no calor do momento, toda a sua vida muda. Para resolver a situação, ela terá que deixar o orgulho de lado e remendar os laços desfeitos.

Em toda animação infantil, existe uma história principal divertida e emocionante feita para as crianças, mas também há lições e reflexões que atingem os adultos. E “Valente” não foge a essa regra. Com 1 hora e meia de ação, aventura, família e momentos de mãe e filha, este é um ótimo filme para assistir junto com sua mãe neste Dia das Mães.

Neste filme, vejo duas principais reflexões. Primeiramente, sobre o papel da mulher na sociedade, no passado nossas avós e mães cresceram em um ambiente em que eram esperadas – como donas de casa – serem responsáveis por cuidar e limpar, enquanto os maridos trabalhavam; Em segundo lugar, o filme aborda a relação entre mãe e filha, que muitas vezes – conturbada por essa diferença de gerações – acaba distanciando o amor que deve ser inseparável.

Podemos discordar e questionar nossas mães, mas nunca devemos duvidar de seu amor por nós. Foram elas que cuidaram de nós durante os anos de infância, nos momentos de maior dependência, e nos orientaram durante a juventude. Podemos alcançar altos cargos profissionais ou na vida pública, mas nunca atingiremos as alturas das aspirações secretas de nossas mães a nosso respeito.

Para concluir, “Valente” é um ótimo filme com ação, história, lições e aprendizados na medida certa. Podemos às vezes nos sentir incomodados com a preocupação constante de nossas mães, mas é isso que as torna mães. Para o filme, nota 8/10. Para nossas mães, 10/10. Obrigado por tudo, mães, avós e futuras mães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.