Meu Brasil ideal…

0
665

Pedro Cardoso da Costa

Que, desde a tenra idade dos filhos, os pais deem início à abertura de uma conta bancária para irem depositando um pequeno valor, mesmo que esporádico, a fim de que quando o filho completar a maioridade tinha recursos para aquisição de um apartamento, a compra de um carro, ou para aquilo que ele julgar mais interessante.

Que todas as crianças e jovens possam ir à escola com a preocupação exclusivamente de aprender. E adquiram o conhecimento máximo para cada etapa do aprendizado. E pais, governos e sociedade se esforcem na busca de um ensino de qualidade, capaz de formar cidadãos com comportamentos adequados, como zelar pela escola, pela praça e por toda a sua cidade. Que essa preocupação se estenda para o estado e mesmo para o país. Que os pais acompanhem de perto o aprendizado dos filhos.

Que acabe por se arraigar, de fato, a ideia de preservação geral dos monumentos e bens públicos. De escolas, de bibliotecas, de museus, de parques, de ruas, dos meios de transportes… Não como é hoje, quando pichar, amassar, destruir ou se apoderar se tornaram o hobby predileto de muitos. As cidades estão completamente destruídas. Inclusive o furto da moda são as tampas de bueiros.

Que os motoristas parem seus carros e suas motos quando o sinal amarelo acender e não acelerem como a maioria faz hoje. E deem preferência aos pedestres sempre, sem que eles precisem correr na faixa, sob risco de um de ser atropelado.

Que cada indivíduo possa cuidar dos dentes preventivamente e chegue à velhice com sua arcada dentária completa. Salvo quando ocorrerem acidentes ou ocorra alguma doença a impossibilitar que isso seja evitado. Nunca, jamais, por falta de cuidados e de zelo.

Que os pais deem todas as vacinas aos filhos pequenos, e também se vacinem, façam todos os exames preventivos, especialmente os de toque, para os homens, e o exame de Papanicolau, para as mulheres.

Que cada indivíduo plante uma árvore em frente a sua residência e isso ajude a melhorar a arborização das cidades. Se morar na zona rural, que faça uma horta maior e se na cidade, uma menor. Que cada um tenha recurso suficiente para se alimentar quando desejar. O mínimo de direito seria esse, a qualquer pessoa de qualquer país. Enquanto algumas pessoas passarem fome no planeta, o Brasil não será o país que se imagina. O planeta muito menos.

Como não há vida sem política, continuarei reivindicando todo tipo de melhoria, principalmente em relação à forma de se pensar a política e de se desempenharem suas funções de forma minimamente satisfatória.

Para um país que tem noventa milhões sem saneamento básico, trinta milhões sem água potável e tantos outros milhões que não têm moradia, que são analfabetos ou que são carentes de tudo, esse desejo torna-se pura utopia. Mas respondo com a frase do livro “Política – para não ser idiota”, de autoria de Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro: “Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” Mesmo que tenhamos de pular algumas pedras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.