A Liga Bochófila de Araraquara (Liba) completará 10 anos de fundação nesta quarta-feira (1º).
Fundada por Wilson Silveira Luiz e Ildeu Wolfarth, a entidade tem uma história marcada por importantes conquistas.
A Liba foi bi-campeã dos Jogos Regionais, campeã estadual inter-clubes com o Grêmio Recreativo “27 de Outubro”, obteve um terceiro lugar nos Jogos Abertos do Interior, foi três vezes campeã de duplas da Secretaria Estadual de Esportes, vice-campeã estadual de seleções em 1993 e bi-campeã estadual inter-seleções 2000/2001.
De acordo com o presidente da Liba, Wilson Silveira Luiz, a Liba foi pioneira na realização do Congresso Estadual de Ligas, além de ter sido a primeira do interior a realizar cursos de arbitragem bochófila e a única do Brasil que realizou curso de arbitragem em universidade. “Foi a única Liga que realizou, em dois anos consecutivos, a Copa da Loba, campeonato estadual feminino. Também promoveu Jogos Regionais Femininos em 1994 e foi a única que fez um brasileiro de bocha raffa, realizado no Clube Náutico Araraquara no ano passado”, comentou.
Entre seus destaques estão Adalberto Cavalheiro, tricampeão brasileiro; Gustavo Félix, bi-campeão; e Sílvio Bonavini (Bolão), campeão.
Wilson Luiz afirma que a diretoria da Liba é constituída por abnegados, verdadeiros apreciadores da bocha, pessoas que tiram dinheiro do próprio bolso para cobrir despesas complementares de campeonatos.
Sobre os projetos da Liba, destaca que tem recebido apoio da Fundesport e da Secretaria Municipal de Esporte. “Atualmente, a diretoria está lutando pela construção de canchas sintéticas da prefeitura. Assim, terá o seu espaço para preparação e organização de torneios, bem como a criação de uma escolinha municipal de bocha”, frisa.