“Inventário Participativo do Patrimônio AQA”

0
400

Sociedade é convidada a mapear o patrimônio relevante para a cidade em 5 categorias: lugares, objetos, saberes, celebrações e formas de expressão

A Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, lança no site da Prefeitura de Araraquara, o “Inventário Participativo do Patrimônio AQA” – a fim de mapear o que é relevante para a sociedade do ponto de vista do patrimônio histórico.
O Inventário Participativo está alinhado com os princípios mais avançados de pensar a preservação do patrimônio histórico e cultural de uma sociedade. Com este instrumento, a sociedade é convidada a ser agente dessa ação, apontando bens culturais que sejam relevantes no seu cotidiano, como um prédio, uma casa, um objeto, uma árvore, uma festa, um modo de fazer.
“Um inventário participativo é um instrumento contemporâneo e democrático, importante para identificar e documentar os bens culturais que representam as diversidades e pluralidades culturais existentes na sociedade”, explica o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca.

PATRIMÔNIO

De acordo com Weber, entende-se por Patrimônio Cultural o conjunto de bens culturais produzidos por uma sociedade, seja de natureza material ou sensível, como, por exemplo, edificações, objetos, manifestações e celebrações, festas, ritos. Em suma, tudo aquilo que os seres humanos tornam passível de apreensão e compartilhamento.

COMO PARTICIPAR

As pessoas podem acessar o Mapa e sugerir – em fichas disponíveis no site da Prefeitura/Secretaria de Cultura – bens que considerem relevantes.
Neste início da ação serão trabalhadas cinco categorias: Lugares (https://bit.ly/lugaresAQA), Objetos (https://bit.ly/objetosAQA), Saberes (https://bit.ly/saberesAQA), Celebrações (https://bit.ly/celebracoesAQA) e Formas de Expressão (https://bit.ly/expressaoAQA).
O usuário pode sugerir complemento ou mesmo atualizar um dado: basta escrever para [email protected] descrevendo as informações.
Pelo site da Prefeitura de Araraquara é possível entrar em contato com todo o conteúdo descrito: https://bit.ly/SECcultura.

Confira os links para participar do Inventário Participativo AQA:
– Mapa do Inventário Participativo: https://bit.ly/aqamapa
– Mapa Roteiros: https://bit.ly/AQAroteiro
– Formulários do Inventário Participativo
– Lugares: https://bit.ly/lugaresAQA
– Objetos: https://bit.ly/objetosAQA
– Saberes: https://bit.ly/saberesAQA
– Celebrações: https://bit.ly/celebracoesAQA
– Formas de Expressão: https://bit.ly/expressaoAQA
(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.