O Centro de Referência do Jovem e do Adolescente de Araraquara, inaugurado na quinta-feira (29), abrigará projetos de várias áreas da prefeitura municipal.
Na cerimônia de inauguração, a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, disse que o espaço representa a concretização de um sonho. Insistimos na idéia de criar um espaço exclusivo ao atendimento de adolescentes. Nosso objetivo é oferecer caminhos mais seguros e qualidade de vida às novas gerações”, afirmou.
Com o Centro, o Programa de Atendimento Integral à Saúde do Adolescente (Paisa), criado no ano de 2000 e que trabalha principalmente a prevenção em relação à gravidez na adolescência e as DSTs/ AIDS, será ampliado com a implantação de projetos nas áreas de Lazer, Cultura, Justiça, Assistência Social e Capacitação para o Trabalho.
“Graças ao trabalho e competência de nossos profissionais, conseguimos reduzir o índice de gravidez na adolescência de 26% para 18% nos últimos oito anos”, destacou Eliana.
O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Araraquara, Dr. Sílvio Moura Salles, enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe do Paisa e disse que os direitos dos adolescentes, garantidos na Constituição e que muitas vezes não respeitados, ganharão mais um aliado com a criação do Centro.
O Centro de Referência do Jovem e do Adolescente fica à Avenida Feijó, 775.