Grupo de estudos voltado a pesquisas qualitativas, do Mestrado em Educação da Uniara, inicia atividades

0
66

Iniciativa surgiu por meio do Grupo de Pesquisa “Formação Docente e Práticas Pedagógicas”, do Programa de Pós-Graduação

Após reunião online realizada na última quinta-feira, dia 30 de setembro, tiveram início as atividades do Grupo de Estudos “Pesquisas Qualitativas”, composto por professoras, egressos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação – Mestrado em Educação – da Universidade de Araraquara – Uniara.
A iniciativa surgiu por meio do Grupo de Pesquisa “Formação Docente e Práticas Pedagógicas”, liderado pelas professoras Maria Betanea Platzer e Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone, e que, por sua vez, teve origem a partir de uma das ações organizadas pela linha de pesquisa do Mestrado, intitulada “Processos de Ensino”.
O objetivo do “Pesquisas Qualitativas”, segundo Maria Betanea, é “favorecer encontros mensais para discussões de temáticas vinculadas à área de educação, em especial, sobre pesquisas qualitativas”. “Considerando que a realização do Mestrado necessita de estudos e pesquisas contínuas pelos envolvidos, a ideia desse grupo é intensificar o diálogo e a partilha de conhecimentos e experiências”, explica a docente.
Ela destaca que “contamos com a participação de egressos que atuam profissionalmente como docentes, coordenadores e diretores, entre outras ações na área educacional, e que também compreendem a importância de estudos frequentes sobre temas ligados ao contexto educacional”.
A satisfação em relação à atividade é grande, segundo Maria Betanea. “Ficamos felizes com a participação de vários integrantes e destacamos o apoio e a presença da coordenadora do Mestrado em Educação, Dirce Charara Monteiro, e da professora Maria Regina Guarnieri, que também é docente do Programa de Pós-Graduação”, declara.
Maria Lúcia conta que, neste semestre, as reuniões online “serão centradas nos estudos desenvolvidos pela pesquisadora e professora Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, falecida em janeiro deste ano”. “Em sua trajetória acadêmica, a autora se dedicou a inúmeros estudos. Entre eles, destacamos publicações sobre pesquisa qualitativa em educação, temática que será abordada nos encontros, considerando a relevância de suas obras para a área”, finaliza.
Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (16) 3301-7341 e (16) 99646-4098. (Assessoria de Imprensa – [email protected])

Deixe uma resposta