N/A

Grupo de Dança Contemporânea da UFBA abre FIDA 2024

Apresentação gratuita nesta quinta-feira (19) às 20h, no Teatro Municipal; ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do início na bilheteria

A abertura do FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara será realizada nesta quinta-feira (19), com cerimônia e apresentação no Teatro Municipal. O espetáculo “Ancestralidade em Movimento”, com o Grupo de Dança Contemporânea (GDC) da UFBA – Universidade Federal da Bahia, abre a programação oficial, após a cerimônia de abertura. O evento tem início às 20h, no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes do início da apresentação.

Também, no período da tarde, às 14h, será realizado o lançamento do curso de Licenciatura em Dança – curso EaD, realizado entre a Secretaria Municipal da Educação em parceria com a UFBA – Universidade Federal da Bahia. O evento acontece na Secretaria Municipal de Educação (Sala Milton Santos).

O FIDA este ano chega a sua 24ª edição. O prefeito Edinho Silva lembra que o FIDA é considerado um dos mais importantes festivais de dança do País. “Firme no seu propósito de valorizar e promover a dança como um exercício de democracia e de liberdade de expressão, o FIDA se consolidou como política pública, como um espaço de admiração e reflexão de diferentes estilos e culturas, agregando jovens artistas com artistas já renomados. Que esta seja mais uma edição inspiradora.”

A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, enfatiza que “a dança de Araraquara demarca seu espaço de diálogo com pautas contemporâneas, sem descuidar do desbravamento dos espaços da memória.”

A diretora do festival, Gilsamara Moura, lembra que “o FIDA 2024 com suas Danças e Confluências versa sobre modos de ser em dança no colo da ancestralidade e homenageia Nego Bispo, mestre, lavrador, quilombola e professor que nos orgulha e inspira. O FIDA conflui com Nego Bispo quando ousa afirmar que sua vida não tem fim: é começo, meio, começo, é circularidade. Este festival que sempre rompeu paradigmas, há anos na correnteza da contracolonialidade, é plural, festivo, político, nutre afetos, estreita relações e promove intercâmbios nacionais e internacionais.”

“Ancestralidade em Movimento” 

O espetáculo “Ancestralidade em Movimento” tem como referência as matrizes estéticas negro africanas na Bahia, em diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. Esse contexto inspirador conjuga o passado com o presente e a reflexão sobre o futuro.

Nesta performance ritual que se concentra na criação artística estética da dança negra, mesclam-se: dança, música, história, imagem, cenografia e poesia. Para reinterpretar a mitologia afro-religiosa, destacando a africanidade corporal. Elementos visuais e sonoros criam um ambiente que revela a ancestralidade negra nas divindades do candomblé.

O espetáculo apresenta um texto de Ailton Krenak adaptado por Edileuza Santos, que assina também direção geral, concepção e coreografia. Participam do elenco os intérpretes-criadores: Brenda Falcão, Cauã Borges, Isla Haiala, Joseh Jarah, Maiane Mendes, Monalisa Azevedo e Uiliane Monteiro.

Fundado em 1965 por Rolf Gelewski, o GDC/UFBA é um projeto permanente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. O grupo forma profissionais e públicos para as Artes, especialmente dança, e representa a UFBA em eventos locais, nacionais e internacionais. O GDC colabora com artistas de diversas áreas, promovendo oficinas, seminários e intercâmbios. Recentemente, o espetáculo “Ancestralidade em Movimento” foi um grande sucesso no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador-BA.

Licenciatura em Dança 

A programação do FIDA terá início já na tarde de quinta-feira, às 14h, na Secretaria Municipal de Educação (Sala Milton Santos) onde será lançado o curso de Licenciatura em Dança – curso EaD, realizado entre a Secretaria Municipal da Educação em parceria com a UFBA – Universidade Federal da Bahia. Participam: Clélia Mara Santos, secretária municipal da Educação; Gilsamara Moura e Antrifo Sanches, coordenadores Ead da UFBA.

O Curso de Licenciatura em Dança na Educação a Distância tem por objetivo formar o professor de dança para a Educação Básica e para outros espaços de ensino-aprendizagem da dança. Com 8 semestres, envolve: atividades formativas (obrigatórias e optativas), prática como componente curricular, e estágio curricular supervisionado, além de atividades complementares.

Gilsamara Moura conta que a implantação da Licenciatura EaD em Dança em Araraquara é uma luta de mais de 6 anos de negociações com os órgãos competentes. “Essa Licenciatura com polo em Araraquara coroa a cadeia de políticas públicas que vai da Semana do Sapateado, Dia Internacional da Dança, EMD Iracema Nogueira e Fida como políticas consolidadas para a Dança desde 2001. Um presente para Araraquara que espero seja bem recebido”.

O curso EaD da UFBA nos anos de 2016 e 2017 atendeu os municípios baianos de Juazeiro, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Itabuna, com o resultado de 105 graduados. Já em 2022 e 2023, estendeu-se para mais 8 cidades baianas, alcançando 264 matriculados.

Gilsamara lembra que o ambiente virtual de aprendizagem conta com: apresentação de textos, vídeos, links e referências múltiplas para motivar as discussões; fóruns de discussão e outras atividades assíncronas mediadas pelos professores tutores; aulas virtuais síncronas; apresentação de trabalhos teóricos e práticos e avaliações de aprendizagem.

“Cada estudante integra um grupo de aproximadamente 25 pessoas acompanhadas por uma tutora a distância que media o trabalho pedagógico orientado pelo Plano de Aprendizagem e pela pessoa professora”, explica. Sobre os encontros presenciais, ela acrescenta que estão previstos os encontros para: apresentação do curso, aula inicial de cada semestre, laboratórios investigativos teórico-práticos e avaliações presenciais de cada semestre.”

Ainda, a estrutura acadêmica do curso será formada por várias coordenadorias (geral, colegiado, pedagógica, tutoria, estágio e TI), além dos professores formadores, os tutores à distância e os presenciais, e a secretaria acadêmica.

SERVIÇO:

FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara

Data: quinta-feira (19 de setembro)

·         Programação:

14h às 16h: Lançamento da Licenciatura em Dança (EaD/UFBA)

Encontro com Escolas, Grupos, Professoras de Artes e Artistas locais

Com Antrifo Sanches e Gilsamara Moura (coordenadores EaD/UFBA)

Local: Secretaria Municipal de Educação (Sala Milton Santos) – Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier

20h: Abertura com o espetáculo “Ancestralidade em Movimento” – Grupo de Dança Contemporânea (GDC/UFBA)

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

Programação gratuita

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Foto: Antrifo Sanches

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS