Grillz e Piercings prejudicam os dentes? Especialista alerta sobre tendência

0
256
Créditos imagens: Freepik

Com os acessórios na moda novamente, Dra. Patrícia Bertges alerta sobre malefícios para a saúde bucal

Cintura baixa, calça jeans e cropped: As tendências dos anos 2000 ainda não pararam de viralizar em plataformas de vídeo como o TikTok. Agora, em 2024, as joias dentais que foram febre há 20 anos estão de volta. Mas essa popularização dos piercings dentários e grillz entre celebridades e anônimos têm despertado alertas entre especialistas. Afinal, os acessórios fazem mal para a saúde dos dentes?

De acordo com a dentista Dra. Patrícia Bertges, os piercings nos dentes podem representar uma ameaça significativa ao esmalte dental. “Este tipo de joia, quando é pequena, tem poucas implicações para a saúde dos dentes. Porém, se utilizado por muito tempo, pode favorecer o desgaste do esmalte e a acumulação de placa bacteriana à sua volta. Isso porque materiais rígidos dos piercings podem causar danos ao esmalte, resultando em lascas, quebras e até mesmo desgaste excessivo dos dentes. Se forem volumosos, podem gerar feridas na parte interna dos lábios e bochechas”, afirma Patrícia.

No caso dos grillz, os desafios são mais preocupantes. Quando mal ajustados, esses acessórios podem exercer pressão excessiva sobre os dentes, causando desconforto e até mesmo danos estruturais. Além disso, o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias entre os dentes e os grillz pode levar ao desenvolvimento de cáries, doença periodontal e mau hálito persistente. “Existem vários tipos: os fixos que requerem uma preparação prévia do dente onde são colocados, necessitando de um desgaste do esmalte e de parte da dentina, e os removíveis, que são encomendados após a moldagem. Os piores efeitos acontecem com os fixos, já que é necessário desgastar a superfície”, destaca a Dra. Bertges.

A dentista ainda alerta a importância de escolher acessórios de qualidade e procurar profissionais qualificados para sua instalação e manutenção. “Optar por piercings dentários temporários, que não exigem perfuração permanente dos dentes, pode ser uma opção mais segura. Da mesma forma, os grillz removíveis facilitam a limpeza adequada dos dentes e dos acessórios, reduzindo o risco de problemas de saúde bucal. Porém é imprescindível escolher um bom profissional para esse procedimento”, acrescenta.

Além disso, a especialista pondera que manter uma rotina rigorosa de higiene bucal é fundamental para prevenir complicações. Isso inclui escovação regular com uma escova de dentes macia e uso de fio dental diariamente. Além de visitas periódicas ao dentista para exames de rotina e limpeza profissional.

Embora esses acessórios possam refletir a individualidade e estilo de vida de uma pessoa, é essencial estar ciente dos potenciais impactos na saúde bucal. Consultar um dentista qualificado antes de aderir a tendências é importante para avaliar os riscos e receber orientações personalizadas sobre como manter uma saúde bucal ótima enquanto se expressa através da moda.

Sobre Patricia Bertges Pereira Araújo

Dentista especialista em implantes, especialista em ortodontia , especialista em Harmonização Facial , residência em Estética avançada e Invisalign Doctor.

Todo o conteúdo enviado pela MF Press Global é verificado e conferido. Assim como o currículo dos nossos profissionais, mantendo assim 15 anos sem nenhuma informação, sequer, duvidosa. Também estamos disponíveis para enviar qualquer comprovação se solicitado pela imprensa.

Nossa maior dedicação é pela confiança da informação. Agradecemos a parceria de longa data. E nos colocamos à disposição para oferecer o melhor conteúdo, fontes e exclusivas. Atenciosamente.

(Créditos: MF Press Global)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.