Atividade é destinada aos docentes da educação básica do município de Araraquara e os funcionários dos museus e do Arquivo Histórico Municipal; espaços no dia 23 atenderão o público a partir das 13 horas
A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart,por meio da Coordenadoria Executiva de Acervos e Patrimônio Histórico e juntamente com a Secretaria de Educação, realizam mais um encontro da formação em educação patrimonial para os docentes da educação básica do município de Araraquara e os funcionários dos museus e do Arquivo Histórico Municipal. O evento será nesta quarta-feira, 23 de outubro, às 9 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
A coordenadora executiva de Acervos e Patrimônio Histórico, Adriana Medina, destaca que a formação em educação patrimonial já está em seu quinto encontro, abordando de maneira ampla e diversificada o multifacetado patrimônio cultural em suas diversas expressões. Nesta edição, o tema será “Baile do Carmo: um patrimônio imaterial negro de Araraquara”, com a presença da Profa. Dra. Valquíria Pereira Tenório.
Tenório é Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente, é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Matão-SP, sendo responsável pelas disciplinas de Sociologia no Ensino Médio, História da Educação e Sociedade, Cultura e Educação das Relações Étnico-raciais no curso de Licenciatura em Química.
Tenório também coordena o Projeto de Extensão Clube de Leitura Ubuntu desde 2019 no IFSP campus Matão, além de ser responsável pelo Mês da Consciência Negra e pelo Projeto de Ensino “Música, Literatura e Sociedade”, ambos na mesma instituição. Ela é integrante do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFSP), colaborando em diversos grupos de pesquisa e trabalho. Suas principais áreas de atuação são: relações étnico-raciais, memória, história oral, festa, educação para as relações étnico-raciais, formação de professores e identidade. Integrante da Academia Araraquarense de Letras, Tenório é autora do livro “Baile do Carmo: Memória, sociabilidade e identidade étnicoracial em Araraquara”, publicado em 2013, onde conta a cultura e história da população negra.
Vale destacar que, devido à realização do encontro, os museus municipais permanecerão fechados na manhã do dia 23 de outubro, retornando ao funcionamento normal às 13 horas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA