Flávia Magnani Bevilacqua, formada pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (Unesp), fez especialização em Endodontia, Mestrado em Dentística (Unesp) e Doutorado em Dentística (USP). É professora do Curso de Odontologia da Unip de Campinas e Sorocaba e trabalha em consultório de Araraquara. Foi escolhida pela colaboradora Sarah Coelho para ser o destaque da edição do JA.
O que está pesquisando?
Fiz algumas pesquisas na área de adesivos dentinários, clareamento dental e, há alguns anos, estou pesquisando o uso do laser na Odontologia.
Quais as aplicações do laser?
É importante dizer que existem vários tipos de lasers que, dependendo do seu comprimento de onda, podem atuar de maneira diferente em cada tecido biológico. Os lasers de “alta intensidade” podem ser utilizados, por exemplo, para remoção de cárie, clareamento, cirurgias, aumento na absorção de flúor. Os lasers de “baixa intensidade” podem ser utilizados nas lesões de aftas e herpes, cicatrização de feridas, sensibilidade dental, dor facial, dentre outras. A diversidade dos tipos de laser permite sua utilização em praticamente todas as áreas da Odontologia.
No tratamento de cáries com o laser é necessário anestesia?
O laser atua com maior precisão e seletividade na remoção da cárie, quando comparado com o tratamento convencional. Além disso, ocorre aumento da resistência do esmalte, redução bacteriana e diminuição de ruídos. A utilização ou não da anestesia local, depende da profundidade da lesão de cárie.
É custoso adquirir esse aparelho?
Os equipamentos de “alta intensidade” custam de 20 a U$ 70 mil com tendência a se baratearem. O ideal é que se formem multicentros odontológicos, onde um mesmo equipamento possa ser utilizado por um grande número de profissionais, trazendo uma boa relação custo-benefício. Com relação aos lasers de “baixa intensidade”, existe um grande número de equipamentos fabricados no Brasil, tornando seu custo compatível para utilização nos consultórios. Muitos dentistas já estão utilizando esse tipo de laser.
Há necessidade de treinamento para utilizar o laser?
Sim, sem dúvida! O laser é uma tecnologia de ponta e para sua utilização segura e eficiente, os profissionais devem entender muito bem seu funcionamento. O mais importante é que o laser não seja utilizado apenas para “marketing”. É necessário então que se conheçam as normas de segurança e os parâmetros de utilização eficiente para que se possa explorar ao máximo essa tecnologia e seus benefícios.
Quais as dificuldades dos dentistas no mercado?
Acredito que um dos maiores problemas é a concorrência gerada pelo grande número de profissionais atuando em uma mesma região. Porém, assim como em qualquer outra profissão, os profissionais que buscam atualização constante encontram-se mais preparados para prestar serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade.
Qual o benefício do mestrado e doutorado para você?
O envolvimento com a carreira científica abre portas para o ensino e para a pesquisa. Além disso, traz segurança nos procedimentos do dia a dia do consultório.
A participação da mulher na pesquisa?
Assim como acontece no mercado de trabalho em geral, a participação da mulher na pesquisa também se encontra cada vez mais evidente.
Vida profissional e doméstica?
Para mim é um desafio. Tenho dois filhos, e acredito que o papel da mulher como mãe é muito importante. Portanto é preciso encontrar um equilíbrio para que se possa conciliar a vida pessoal e profissional de uma forma saudável e positiva.
Mensagem
“A finalidade da vida é ser feliz e saborear o dom de estar vivo”.
(Luiz Alberto Py)