Férias escolares: ortopedista dá sete dicas simples para viagem de carro segura e confortável

Seguir medidas básicas evitam distrações no volante e ajudam a manter a segurança de crianças e da família

Julho chegou e, com ele, as férias escolares: época perfeita para se viajar em família e curtir descanso e novas experiências. Porém, um perigo constante cerca o período: o trânsito e estradas lotadas. Excesso de velocidade, uso de celular ao volante, mexer no som, atenção dividida em passageiros e/ou crianças no banco de trás, dentre outros fatores, contribuem para 18% dos acidentes de carro em todo o mundo, segundo estudo da revista científica canadense Journal of Bone and Joint Surgery, uma das mais renomadas da área de ortopedia. O levantamento também indicou que, a cada 25 segundos, uma pessoa morre e outras 58 ficam feridas por conta de distrações. Por isso, o Prof. Dr. José Luís Zabeu, chefe do Serviço de Ortopedia do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), traz dicas que auxiliam a reduzir o estresse na direção e a promover a segurança.

Se a ideia é viajar com a família ou os amigos, use sem moderação:

  1. Descanse bem antes de pegar a estrada: o dia anterior a uma longa viagem é decisivo para a qualidade e segurança em todo o percurso. Então, a orientação é uma noite de sono longo e profundo; junto a uma boa alimentação.
  1. Defina seu caminho antes de partir: mesmo com a ajuda de aplicativos de GPS, saber previamente o caminho gera menos estresse e evita que se fique o tempo todo olhando para a tela. “A atenção ao trânsito somada aos olhos atentos à tela gera um grande cansaço e representa um risco. Compartilhe com alguém de sua família ou amigos seu itinerário; caso surja algum imprevisto, isso pode ser útil e a pessoa ao lado auxiliar no caminho correto”, indica o médico.
  1. A posição do banco, da direção e dos espelhos precisam ser muito bem checadas. Conforto e visibilidade são prioridades de segurança e prevenção de dores e cansaço excessivo.
  1. Se seu carro tem piloto automático, use e abuse. “O acelerar e frear diante do risco de radares acaba por sobrecarregar o carro e o motorista, gerando fadiga e estresse desnecessários. O recurso é uma boa opção para evitar multas e o risco da alta velocidade”, sugere.
  1. Paradas para descanso e abastecimento: ajudam muito a prevenir desconfortos pelo corpo e a despertar o cérebro diante de um trajeto muito monótono. “Idealmente, deve-se parar a cada 2 horas; e 10 minutinhos bastam para o corpo dar uma boa despertada. Aproveite para caminhar e fazer um pouco de alongamento nesses intervalos”.
  1. Itens fundamentais para uma boa atenção ao trânsito: deixe ajustados a playlist de música, o trajeto no aplicativo de GPS, a garrafinha de água, o lenço de papel e o lanche rápido. “Muitos acidentes ocorrem nessas distrações. E, obviamente, jamais fique checando o celular ao longo do trajeto. Isso é para ser feito nas paradas”.
  1. Minimize problemas prévios: se você tem problemas de circulação nas pernas, principalmente varizes, uma boa ideia é usar meias elásticas e procurar exercitar bastante os pés ao longo da viagem. Se seu problema é na coluna, um bom apoio lombar (algo que “empurre” levemente o abdome para frente) é fundamental. “Caso tenha problemas nos ombros, busque uma postura em que os cotovelos fiquem apoiados e os braços não muito abertos. Por fim, use o encosto da cabeça em alguns momentos para evitar a sobrecarga aos músculos do pescoço”, conclui Zabeu.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 80 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase sete anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de 2,5 mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.

(WGO Comunicação)

Foto: Matheus Campos – Dr. José Zabeu

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pão de forma x bafômetro: o risco de fake news

Geraldo Polezze e José Benedicto passam a denominar espaços da Câmara

Santa Casa de Araraquara abre vagas para o cargo de Técnico de Enfermagem

H.Olhos recomenda 5 cuidados para prevenir o Olho Seco no período do inverno

Santa Casa de Araraquara recebe doação da Drogaria São Paulo

CATEGORIAS