Evento da Escola do Legislativo incentiva participação dos jovens na política 

0
439

Palestras foram realizadas no IFSP para alunos entre 15 e 17 anos 

Em Araraquara, entre os anos de 2016 e 2020, houve uma queda de 44,6% no número de jovens que optaram por exercer seu direito de voto. A fim de incentivar a participação dos jovens na política, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na segunda-feira (25), duas palestras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), voltadas para estudantes entre 15 e 17 anos, para conscientizar sobre a importância do voto.

Em sua fala, o presidente da EL, vereador Guilherme Bianco (PCdoB), explicou o conceito de democracia, o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e a finalidade da política. Bianco também é autor da Lei n° 10.418/2022, que institui o Programa Municipal de Incentivo ao voto a partir dos 16 anos e a Semana Municipal de Conscientização do voto a partir dos 16 anos. “Venho aqui pedir para que cada um e cada uma de vocês tire o título de eleitor, porque, assim como o direito ao voto aos 16 anos, a democracia também foi uma conquista que precisa ser defendida todos os dias”, enfatizou o vereador.

Para a servidora da Câmara, Ana Paula Kuwana, o evento vai ao encontro dos objetivos da Escola do Legislativo: “Fazendo esta ponte entre as escolas, a comunidade, e o Poder Legislativo, nosso intuito é difundir conhecimento e chamar atenção para a importância do voto consciente”.

O diretor geral do campus de Araraquara, Fábio José Justo dos Santos, também destacou a importância da participação dos jovens na política. “É muito importante que vocês façam uso desse direito e exerçam a cidadania”, frisou.

Polyana Adriano de Souza tem 17 anos e já retirou seu título de eleitor. Para ela, os jovens poderão fazer a diferença nas próximas eleições. “Se os jovens participassem mais, votassem, nós não estaríamos na situação que estamos hoje”, disse.

Vale lembrar que o direito ao voto facultativo aos 16 anos e 17 anos foi uma conquista do movimento estudantil, implementada na Constituição Federal de 1988. No Brasil, o voto e o alistamento eleitoral são obrigatórios para maiores de 18 anos e são facultativos para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos.

 Serviço  

 Jovens que completam 16 anos até o primeiro turno das eleições podem entrar com o pedido para tirar o título de eleitor até o dia 4 de maio pela Internet, no portal do TSE (tse.jus.br). O interessado deve ir na aba “Eleitor e eleições”, clicar em “Autoatendimento do eleitor” e selecionar “Tire seu título”.  

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.