Em ato no Banco de Alimentos, Prefeitura lança nova edição do PMAIS

“Tenho muito orgulho dos nossos programas sociais, porque, quando combatemos a fome, estamos combatendo todas as formas de violência”, diz Edinho no lançamento

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Coordenadoria de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta terça-feira (27) o ato de lançamento da edição 2024 do Programa Municipal da Agricultura de Interesse Social (PMAIS).

O evento, realizado no Banco de Alimentos de Araraquara, com a presença de autoridades, produtores rurais, assentados e beneficiários do programa, marcou as festividades dos 207 anos de Araraquara.

Entre eles, na frente de honra, estavam o prefeito Edinho, o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa; a coordenadora executiva de Segurança Alimentar, Silvani Silva; a coordenadora executiva de Agricultura, Letícia Valério; o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Guilherme Lui de Paula Bueno; a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Camila Benjamim, e Sebatião Belchiol, representando os agricultores, além de Mayara Aparecida da Silva, representando os beneficiários do programa.

O PMAIS tem por objetivo fornecer alimentos de forma regular para as pessoas em vulnerabilidade social cadastradas nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Os alimentos são adquiridos da agricultura familiar, com recursos municipais e, com isso o PMAIS, também cria oportunidades para o agricultor familiar produzir e ter renda em sua pequena propriedade.

“O PMAIS é um pedaço importante do nosso programa de segurança alimentar, que é mais amplo. Mas o PMAIS é fundamental. Quero agradecer as pessoas que trabalham para que esse programa seja referencial para todo o país. Para se ter uma noção do seu tamanho, nós distribuímos, até junho deste ano, entre o que foi arrecadado e comprado pela Prefeitura, 92 toneladas de alimentos e mais 13 mil cestas”, declarou o prefeito Edinho, aos presentes no ato de lançamento do PMAIS.

Edinho também mencionou a relevância de outros os programas sociais implantados na sua gestão e que, assim como o PMAIS, foram criados para atender famílias em situação de vulnerabilidade que não conseguiam atendimento em programas do governo federal que foram eliminados a partir de 2019.

“Com a ausência de programas de combate à fome do governo federal, a partir de 2019, famílias que precisavam do Bolsa Família não conseguiam inserção no programa. Por isso, criamos o Bolsa Cidadania. Assim como criamos o PMAIS, comprando dos pequenos produtores e famílias de assentados para atender famílias que antes eram atendidas pelo PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], que foi eliminado pelo governo federal a partir daquele ano. A Prefeitura não podia se ausentar da vida das pessoas que precisavam. A criação desses programas foi a Prefeitura dizendo: em Araraquara, ninguém vai passar fome, Araraquara não terá insegurança alimentar. Aqui, a segurança alimentar se tornou uma política pública instituída. Nós não podemos normalizar a fome. Tenho muito orgulho dos nossos programas sociais, porque, quando combatemos a fome, estamos combatendo todas as formas de violência. E não estamos fazendo nenhum favor, estamos garantindo um direito”, enfatizou Edinho, ao encerrar a cerimônia de lançamento do PMAIS 2024.

O chamamento público feito pela Prefeitura para esta edição selecionou 28 produtores – sendo 24 de Araraquara, 1 de Guatapará e 3 de Taquaritinga, a maioria sendo assentados da reforma agrária, que irão vender 68.538 kg de alimentos para o programa; o valor da chamada é de R$ 674.470,00.

O PMAIS foi uma demanda apresentada pela população na 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada em outubro de 2017. Seu lançamento se deu em 2019.


SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Fotos: Tetê Viviani

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vôlei feminino sub-19 e sub-21 ganham duelos no Gigantão

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

REPARO NA REDE DE ÁGUA NA VILA XAVIER (09/09)

Santa Casa está com vagas para Auxiliar de Farmácia Hospitalar

CATEGORIAS