N/A

Eleições 2026 – Entrevistas JA

Candidato à Deputado Estadual, Rafael de Angeli.

  1. Araraquara possui uma rica história política, educacional e cultural. Na sua visão, qual é o maior legado que a cidade oferece ao Estado de São Paulo e como pretende fortalecê-lo caso seja eleito?

Ótima pergunta. Araraquara realmente possui uma história muito rica nos campos político, educacional e cultural, e acredito que temos muito a oferecer ao Estado de São Paulo.

Na cultura, temos a honra de ter grandes nomes que representaram nossa cidade, inclusive com presença na Academia Brasileira de Letras. E não podemos esquecer que Macunaíma, uma das obras mais importantes da literatura brasileira, foi escrito em Araraquara. Essa tradição cultural e literária precisa ser valorizada e, principalmente, ampliada.

Enquanto deputado estadual, quero trabalhar para que a leitura esteja cada vez mais presente na vida dos paulistas, especialmente dos estudantes. Dados do Anuário Escolar de 2025 mostram que cerca de 7,5% das escolas estaduais ainda não possuem biblioteca ou sala de leitura. Quero cobrar para que esse número chegue a zero. A universalização do acesso aos livros e o incentivo ao hábito da leitura são bandeiras que Araraquara pode levar para todo o Estado.

Na educação superior, temos a honra de contar com instituições públicas estaduais de excelência, como a UNESP e a FATEC. Quero ser um defensor do ensino superior público e trabalhar em diálogo permanente com as universidades para compreender de que maneira a Assembleia Legislativa e seus deputados podem contribuir para sua preservação e fortalecimento.

A Reforma Tributária também traz novos desafios para o financiamento das universidades estaduais, e será necessário discutir soluções que garantam a sustentabilidade dessas instituições e preservem sua autonomia. Quero participar ativamente desse debate.

Em relação ao ensino médio, tenho uma grande indignação com o enfraquecimento do Centro Paula Souza ocorrido durante o governo João Doria e, principalmente, com a substituição da valorização do ensino médio regular por uma oferta cada vez mais direcionada ao ensino técnico. É um absurdo que Araraquara não tenha mais o ensino médio regular como deveria. Precisamos defender uma educação de qualidade, garantindo ao estudante o direito de escolher sua trajetória e fortalecendo tanto o ensino médio regular quanto a formação técnica.

E, na política, Araraquara também tem uma história de grandes lideranças, com deputados e figuras de relevância nacional que nasceram ou tiveram suas trajetórias construídas aqui. Até uma primeira-dama araraquarense o Brasil teve. Quero contribuir para que os araraquarenses voltem a sentir orgulho das suas raízes e percebam que nossa cidade pode, sim, ocupar novamente um papel de protagonismo no Estado de São Paulo.

  1. Quais são as três principais prioridades do seu mandato para Araraquara e região? De que forma pretende transformar essas propostas em resultados concretos?

Minhas três principais prioridades serão educação, saúde e tecnologia.

Na educação, quero ampliar o acesso a cursos e oportunidades de formação em nossa região, sempre em diálogo com as universidades. Temos visto outras cidades avançarem na conquista de novos cursos e estruturas de ensino superior. Ourinhos, por exemplo, deve receber um curso de Direito da UNESP, enquanto Bauru conquistou uma nova faculdade de Medicina da USP. E fica a pergunta: por que não em Araraquara?

É importante reconhecer que as universidades possuem autonomia e que essas decisões não dependem exclusivamente de um deputado, mas um deputado estadual tem algo muito importante: capacidade de articulação e diálogo. Bauru é um exemplo de como a atuação política pode ajudar a cidade a conquistar investimentos e novos equipamentos. Não podemos aceitar que Araraquara fique para trás.

Na saúde, minha prioridade será ajudar a fortalecer a Santa Casa e buscar recursos e soluções para os desafios que a instituição enfrenta. A Santa Casa é fundamental para Araraquara e para toda a região (mais de 24 cidades), e precisa ter condições de continuar prestando um atendimento de qualidade à população.

E, na tecnologia, quero aproximar ainda mais a FATEC do poder público. Temos uma instituição de excelência dentro da nossa cidade e precisamos aproveitar esse conhecimento para ajudar Araraquara a avançar em inovação, digitalização, qualificação profissional e modernização dos serviços públicos.

Quero transformar essas prioridades em resultados por meio de articulação política, diálogo com o Governo do Estado, universidades e municípios, além da destinação de recursos e da apresentação de propostas na Assembleia Legislativa.

  1. Além da destinação de emendas parlamentares, qual acredita ser o verdadeiro papel de um deputado estadual ou federal na defesa dos interesses da população?

O primeiro papel de um deputado é ouvir. Eu nunca tive preguiça de ouvir a população e acredito que ouvir, compreender e identificar os problemas é o primeiro passo para conseguir apresentar soluções.

O deputado estadual precisa ser um ouvinte atuante, conhecer as demandas dos municípios e ter capacidade de levá-las ao Governo do Estado, mas também precisa transformar essas demandas em políticas públicas e projetos de lei quando isso estiver dentro de sua competência.

E teremos um debate muito importante pela frente em relação à Reforma Tributária. Precisamos estar atentos para que mudanças na estrutura de arrecadação não acabem representando, direta ou indiretamente, aumento da carga tributária para a população. A defesa do contribuinte e o combate a aumentos de impostos serão prioridades do meu mandato.

Não quero ser apenas um deputado que envia recursos. Quero ser alguém que acompanha, fiscaliza, cobra, propõe e articula. O deputado precisa estar presente nos municípios, entender os problemas do estado e buscar soluções concretas para eles.

  1. O Brasil vive grandes transformações nas áreas de tecnologia, educação e mercado de trabalho. Como o senhor acredita que o Parlamento deve preparar as novas gerações para os desafios das próximas décadas?

Estamos vivendo uma transformação profunda, principalmente com o avanço da inteligência artificial e da automação. A inteligência artificial chegou para ficar, e precisamos preparar as pessoas para essa nova realidade.

Se não fizermos isso, corremos o risco de ter, no futuro, profissionais despreparados para as novas exigências do mercado de trabalho. Por isso, essa preparação precisa começar nas escolas de educação básica e continuar nas universidades e nos cursos profissionalizantes.

Professores também precisam receber formação para compreender e utilizar essas novas ferramentas de maneira responsável e produtiva. A tecnologia não deve ser vista apenas como uma ameaça ao emprego, mas como uma ferramenta que pode abrir novas oportunidades, desde que as pessoas estejam preparadas para utilizá-la.

Acredito que Araraquara tem uma grande vantagem nesse processo: temos a FATEC. Podemos construir uma parceria muito mais próxima entre a instituição e o poder público, tanto na formação de profissionais e professores quanto no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a própria administração pública.

É uma via de mão dupla: levar as necessidades do governo para a universidade e levar o conhecimento da universidade para o governo.

Quero trabalhar para que Araraquara seja referência em tecnologia, inovação, formação profissional e preparação para o mercado de trabalho do futuro.

  1. Se ao final do mandato os araraquarenses pudessem lembrar de apenas uma contribuição sua para a cidade, qual gostaria que fosse esse legado e por quê?

Gostaria de ser lembrado como o deputado que mais articulou e trouxe recursos do Governo do Estado para Araraquara, mas, principalmente, como aquele que conseguiu transformar esses recursos em resultados concretos para a população.

Quero olhar para trás e saber que ajudamos a fortalecer a saúde, melhorar a educação, ampliar oportunidades, apoiar nossas instituições e trazer novas políticas públicas para Araraquara e para toda a região.

Mais do que o volume de recursos destinados, quero que o meu mandato seja reconhecido pela capacidade de articulação, pelo diálogo com o governador e com o Governo do Estado e, principalmente, pela transformação desses investimentos em benefícios reais para as pessoas.

Se, ao final do mandato, o araraquarense puder dizer que a cidade avançou porque teve um deputado estadual trabalhando por ela, acredito que esse será o maior legado que eu poderia deixar.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2026 – Entrevistas JA

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Ação integrada avança na prevenção e combate a incêndios rurais em Bueno de Andrada

Curso do SEST SENAT capacita mulheres para atuar na área de transporte coletivo de passageiros

CATEGORIAS