Educadores das “Escolinhas de Esportes” e “Oficinas Culturais” acompanham palestra sobre autismo

0
288
Karina Maia, gestora do Centro de Referência do Autismo, comandou a atividade realizada nesta sexta-feira (12) na Uniara

Na manhã desta sexta-feira (12), o auditório da Universidade de Araraquara (Uniara) sediou a palestra “Autismo: Questões sensoriais e manejo do comportamento”, ministrada por Karina Maia, pedagoga, psicopedagoga com especialização em TEA e gestora do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. O público alvo foi composto por gestores e educadores dos programas “Escolinhas de Esportes” e “Oficinas Culturais”, que se interaram de forma mais profunda sobre os detalhes que envolvem as crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Karina Maia falou sobre o propósito da atividade. “Como o autismo é uma condição que afeta a forma como uma pessoa se comunica, interage e processa informações, e é essencial que os educadores tenham conhecimento sobre essa condição para melhor atender os alunos com autismo. Entendo que as formações são a chave para que o atendimento aos autistas seja o mais adequado possível dentro das especificidades do transtorno em todos os meios”, avaliou.

Ela valorizou a importância de dar continuidade a essa capacitação. “A formação continuada proporciona maior compreensão às necessidades de seus alunos, a adaptar o seu ensino e a criar ambientes inclusivos para todos, como também ajuda a desmistificar estereótipos e preconceitos em relação ao autismo e a promover a inclusão dessas pessoas na sociedade. Por isso, parabenizo a iniciativa da escola de governo, juntamente às Oficinas Culturais e ao Esporte por dar continuidade nessa formação. O conhecimento é a chave para a inclusão e a compreensão. Juntos podemos construir um mundo mais inclusivo e acolhedor para todos”, completou a palestrante.

O gerente das Escolinhas de Esportes da Prefeitura, Júlio Cezar Invenzioni Alexandre, destacou o caráter inovador da atividade que integrou as secretarias de Esporte e Lazer e de Cultura. “A Karina Maia fez essa formação e é um tema extremamente relevante, já que as Oficinas Culturais e as Escolinhas de Esportes têm como foco a inclusão social. O conteúdo nos foi passado de forma brilhante pela Karina sobre autismo, sobre como lidar com o público autista, para que ocorra esse processo de ensino e aprendizagem. Foi uma palestra fantástica e a população é quem ganha. Estamos qualificando, capacitando os nossos professores dos dois programas para entender melhor o comportamento do autista em seus mais variados graus. Vejo como extremamente positivo e agradeço também à Escola de Governo por propiciar esse ambiente de aprendizagem, de muita curiosidade, muita pergunta e muita interação. Foi uma manhã produtiva e todos saíram de lá entendendo um pouco mais sobre o tema. Claro que precisaria de vários módulos, mas temos uma base de como lidar com a criança que é autista”, comentou.

A coordenadora das Oficinas Culturais, Rafaella Pucca, também ressaltou a importância da capacitação. “A atividade foi importantíssima, uma vez que o programa Oficinas Culturais visa a democratização do acesso às linguagens artísticas de forma inclusiva para todas as pessoas sem exceção. Hoje temos vários estudantes autistas e a formação de manejo de comportamento nos ajudará a criar ambientações mais harmoniosas para todas as práticas”, pontuou.

O programa Escolinhas de Esportes oferece aulas no contraturno escolar, para meninas e meninos de 6 a 17 anos, em 17 modalidades esportivas, e conta com 59 locais, com 102 escolinhas e 42 bairros abrangidos. Já o programa Oficinas Culturais oferece formações gratuitas para crianças, jovens, adultos e terceira idade. A edição 2023 conta com 40 espaços distintos da cidade e com 52 cursos. As informações sobre as modalidades das Escolinhas de Esportes e os cursos oferecidos pelas Oficinas Culturais podem ser conferidas no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

www.araraquara.sp.gov.br
Site oficial da Prefeitura de Araraquara. Serviços, informações e notícias da cidade de Araraquara.
 
 

 

 

_________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.