Centro de Referência Afro lança campanha que estimula denúncia contra o racismo

0
406
Intuito é estimular as vítimas de injúria racial e de racismo a seguirem com o processo até a condenação dos acusados
 

Há 135 anos, o dia 13 de maio é marcado como o Dia da Abolição da Escravatura, porém o movimento social negro resignificou a data de 13 de maio, passando pelo dia da abolição inacabada ou inconclusa e atualmente como o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

Esse processo ocorreu para que o protagonismo das lutas e batalhas que foram predominantemente negras não ficassem subtendidos à figura da bondade da Princesa Isabel como a redentora.

Os dados do racismo atual em Araraquara nos mostram que a pseudo abolição não garantiu as mínimas condições de igualdade à população negra. O incentivo para que as pessoas possam denunciar os crimes de racismo e injúria racial é um dos caminhos para que os enfrentamentos necessários sejam feitos e assim exigir que os criminosos sejam responsabilizados.

Diante disso, o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” lança, no Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, uma campanha para incentivar as denúncias. Com o slogan “O racismo é um crime perverso e adoece, não se cale, denuncie”, o intuito é estimular as vítimas de injúria racial e de racismo a seguirem com o processo até a condenação dos acusados.

Segundo a coordenadora de Políticas Étnico-raciais, Alessandra Laurindo, só no último semestre, o programa SOS Racismo recebeu mais de 30 denúncias de crimes de injúria racial e de racismo. “Temos total ciência de que essa é uma parcela mínima dos casos que passam pelo programa, pois a maioria ainda não os registram lá e são desencorajados a desistirem da denúncia por inúmeros fatores, até mesmo na própria delegacia. Os casos que nos chegam são de várias faixas etárias, variando de oito á oitenta anos, provando que as pessoas lidas como negras estão sujeitas todos os dias ao longo da vida, a encontrarem com a discriminação racial”, explica.

A campanha se dará em formato de cartazes para serem fixados em pontos estratégicos que norteiem as vítimas onde procurar ajuda, para além do banner digital para serem compartilhados em redes sociais, visando assim uma maior procura pelo serviço.

O Centro de Referência Afro tem trabalhado o Letramento Racial em formato de atividades, como forma de prevenção e orientação no combate ao racismo e oferecendo o acolhimento psicológico para as pessoas que têm a saúde mental afetada pelas mazelas raciais. Racismo é crime, não se cale, denuncie.

 

 

 

_________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.