(Editorial) Eleições 2024 (Vereadores)

0
611

Em períodos eleitorais, é comum que os meios de comunicação se dediquem a publicar matérias sobre as mais variadas formas que o eleitor pode usar na hora de decidir em quem votar. Vamos analisar algumas para a escolha de vereadores.

Em primeiro lugar, o eleitor deve identificar quais valores julga mais importantes e quais valores deseja ver seu representante defender. Isso é crucial porque geralmente escolhemos candidatos com os quais nos identificamos, ou seja, aqueles que têm valores semelhantes aos nossos.

Não há nada de errado nessa escolha; aliás, é improvável alguém votar em quem defende valores opostos aos seus. No entanto, o eleitor deve se esforçar para escolher candidatos que tenham preocupações que sejam aplicáveis a todas as pessoas e não apenas a um pequeno grupo.

Para conhecer as ideias do candidato, o eleitor deve analisar sua trajetória profissional, seu histórico de vida, sua postura ética e sua conduta diante da sociedade. Se o discurso do candidato não condiz com suas ações em outros momentos da vida, isso é um indício de que ele pode estar sendo desonesto.

Em seguida, é crucial analisar suas propostas, o partido ao qual está filiado e quem são seus correligionários. Além disso, é necessário verificar se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que pretendem ocupar. Promessas genéricas, como “vou criar empregos”, são fáceis de fazer e obviamente impossíveis de cumprir.

Não devemos esquecer de verificar quem são os financiadores do candidato, pois pessoas e empresas que financiam campanhas eleitorais têm interesses que nem sempre se alinham com os interesses da coletividade.

Para obter informações sobre os candidatos, devemos ficar atentos a notícias, propagandas eleitorais e debates entre concorrentes. É possível descobrir se o candidato já esteve envolvido em algum escândalo, o que realizou em mandatos anteriores e avaliar suas propostas.

Todos os meios de veiculação de informação são válidos, contudo, atualmente, a melhor ferramenta para auxiliar o cidadão é a Internet, pois nada escapa à rede mundial de computadores. Nas páginas dos órgãos do Legislativo, da Justiça Eleitoral ou simplesmente em sites de busca, é possível obter informações sobre os candidatos e políticos.

Sobre os vereadores da atual Câmara de Araraquara, o JA tem trazido semanalmente o que eles têm feito nos últimos anos. Basta consultar.

Quanto aos novos candidatos que estão chegando, é necessário especular ao máximo sobre suas vidas, tanto dentro quanto fora da política. Não há nada demais nessa especulação, pois como diz um velho ditado: quem não quer se expor, não se torne público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.