N/A

(Editorial) Desafios em sala de aula

Ana Regina Caminha Braga (*)

Nosso país vem apresentando dados preocupantes na educação. Segundo estatística da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o professor brasileiro chega a perder 20% do seu tempo em sala tentando colocar os alunos em ordem para lecionar. Nós professores, podemos adotar algumas medidas para melhorar.

Planejar o que pretende ser executado em sala e tentar prever esse tipo de situação pode facilitar a tarefa do professor. Desde as primeiras séries é fundamental ao docente ter um planejamento de aula. Por exemplo, quando um aluno termina sua atividade, antes da turma, o professor já deve ter algum tipo de atividade para entretê-lo enquanto os demais finalizam a tarefa. Essa atitude evita que o aluno fique desocupado e tire foco dos demais.

Inúmeras estratégias podem ser pensadas para o professor em sala. Quando percebe que existe um aluno mais ativo, boa estratégia é convidá-lo para ser seu ajudante em determinadas tarefas. A criança fica concentrada em sua nova função. Nós professores devemos ter claro o nosso papel, demonstrar autoridade em sala, não autoritarismo.

O Brasil perde tempo de aula.

Outro dado diz respeito à violência praticada contra professores. O país também lidera o ranking em casos de intimidação verbal de docentes. São problemas sérios, que em algum momento da vida acadêmica, nós, talvez, precisaremos enfrentar. A falta de respeito e a agressão em sala tornam-se mais recorrentes e uma das únicas possibilidades de cessarmos o problema é a prática de punição, policiamento e leis de amparo.

(*) É escritora, psicopedagoga e especialista em gestão escolar.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ateliê Clubinho Gráfico: Bottons nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Arquitetando nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Ateliê Serigráfica nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS