Devidamente constituída uma nova empresa aérea: Azul Linhas Aéreas Brasileiras que pretende iniciar seus vôos domésticos a partir de janeiro de 2009. Até 2013, a companhia deverá servir as principais cidades com uma frota de 76 jatos da Embraer 195, que comporta 118 poltronas. Neste setembro, a empresa efetuou o batismo do primeiro avião EMB 195 com a liderança do fundador da JetBlue, David Neelem. As rotas da nova companhia ainda não foram definidas, mas, é certo que pretende usar o aeroporto de Santos Dumont no Rio de janeiro, como uma de suas bases. Ocorre que o foco inicial são cidades com médio e grande porte que não são bem atendidas, unindo esses mercados com múltiplas freqüências diárias sem escalas. Essa estratégia permitirá, por exemplo, aos executivos de centros fora do eixo Rio – São Paulo, partirem e voltarem para suas cidades no mesmo dia.
Então o que teria a ver a atuação de uma nova empresa de aviação, usando exclusivamente aviões fabricados pela Embraer, com a cidade de Araraquara?
A conclusão lógica é a de que teríamos duas grandes oportunidades, face ao atual estágio de desenvolvimento de nossa cidade, aliado ao grande potencial industrial, universitário, de comércio, de turistas e de executivos da região Central do Estado.
Só para fortalecer a ligação. A Prefeitura de Araraquara conseguiu junto ao Governo do Estado que fosse concedido, em comodato, uma área no Aeroporto "Bartholomeu de Gusmão" incluindo reforma e adequação da pista para que fosse instalada a oficina de manutenção da BRA Transportes Aéreos, que teve decretada sua falência.
Ora, não podemos perder a oportunidade. Embora a Azul Linhas Aéreas venha a dar início em sua operação a partir deste dezembro/08, que seja postulado junto à empresa a instalação de sua futura oficina. Especialmente porque sua frota será composta exclusivamente de aviões Embraer e terá facilidade de peças e manutenção bem próximas, em Gavião Peixoto.
Outro aspecto importante é a alocação de mão de obra de aeronáutica, que dispomos na Escola SENAI e em toda a região central.
Por derradeiro, seria o momento de reivindicar uma linha comercial para nossa cidade, que acha-se carente desse transporte, mais seguro e rápido, vindo ao encontro da comunidade.
Como se vê, argumentos não faltam para que o prefeito Edinho Silva, os vereadores, deputado federal Dimas e estadual Massafera, além de dirigentes de classes, possam reivindicar melhoria em nosso campo de pouso que, na impossibilidade de Ribeirão Preto, foi um senhor quebra-galho às autoridades do setor. Se a região central do estado está se constituindo num novo pólo aeronáutico, como a instalação e funcionamento de cursos técnicos, universitários e a TAM em São Carlos, por que Araraquara tem que ficar no silêncio à espera de que o presente caia do céu?
Finalizando mesmo, e o terminal de passageiros que foi prometido e até hoje nada de nadinha? Será que o governador Serra sabe disso tudo?