Economia criativa é tema de pré-conferência neste sábado (21)

0
327

Atividade integra a programação da Conferência Municipal de Economia Criativa e Solidária

Neste sábado (21), às 9 horas, a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira receberá a Pré-Conferência de Economia Criativa, evento que contará com interação virtual e que integra a agenda de atividades que preparam a cidade para a II Conferência Municipal de Economia Solidária e Criativa, marcada para os dias 17 e 18 de setembro. A escola fica na Av. Vicente Jeronimo Freire, 22, Vila Xavier.
A coordenadora executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária de Araraquara, Camila Capacle, explica que essa será a primeira de cinco pré-conferências que integram a agenda. “Vamos fazer cinco pré-conferências no total e essa é referente ao público interessado em conversar, discutir e propor coisas sobre a economia criativa. Depois vamos ter economia solidária e outra sobre inclusão social, produtiva e temas transversais, além de duas nos assentamentos Monte Alegre e Bela Vista. Temos muitos empreendimentos solidários nos assentamentos e por isso vamos promover essas pré-conferências lá também”, comenta.
Camila revela que o encontro tem por finalidade propor uma Matriz FOFA (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), que visa, olhando para esse cenário, propor ações para o fomento de políticas públicas e o fortalecimento da economia criativa no município. “Para a Pré-Conferência de Economia Criativa, a nossa expectativa é de reunir uma diversidade de pessoas, de representantes e lideranças das mais diversas linguagens que contemplam a economia criativa e a cultura digital da nossa cidade, para que possamos, juntos, aplicar uma dinâmica de uma matriz FOFA e pensar tantos as fragilidades quanto as fortalezas para esse setor. A partir disso, vamos propor ações que possam ir para o Plano Municipal de Economia Solidária e Criativa para os próximos quatro anos”, acrescenta.

Fabiana Maciel, co-fundadora do Coletivo Rolê, empreendedora criativa, design de interiores e presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Economia Criativa e Solidária (COMTECS), menciona que a economia criativa, apesar de ser um tema novo, é um segmento que vem ganhando cada vez mais espaço na geração de renda e consumo consciente. “Ligada principalmente à cultura e à economia solidária, ela torna possível a reflexão sobre os modelos de negócios. A pré-conferência sobre o tema traz à luz debates e elaboração de propostas que a sociedade civil e governo, em comum acordo, decidem como prioridades das políticas públicas nos próximos anos. No campo da economia criativa na cidade, esse momento de pré-conferência tem peso e importância muito grandes, porque nós estamos apenas começando a debater o assunto. Ainda há muito o que se caminhar e essa disponibilidade da sociedade civil e poder público em manter vivo o diálogo, para que se melhore as condições de trabalho no segmento, faz toda a diferença para um crescimento contínuo e sólido”, salienta.
A Conferência Municipal de Economia Criativa e Solidária já conta com suas inscrições abertas e os interessados devem acessar o link: https://bit.ly/economiasolidariacriativa
Neste ano, o tema da conferência é: “O fortalecimento das economias solidária, criativa e social na geração de renda: formação de redes de produção, comercialização e consumo consciente”. A programação é pensada e desenvolvida pela Comissão de Organização da II Conferência Municipal de Economia Solidária e Criativa, que conta com o trabalho da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo – CETECS (Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular (Coordenadoria de Participação Popular) e Casa dos Conselhos Municipais.

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E CRIATIVA

“O fortalecimento das economias solidária, criativa e social na geração de renda: formação de redes de produção, comercialização e consumo consciente”

17 e 18 de setembro de 2021
Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Av. Vicente Jeronimo Freire, 22 – Vila Xavier, Araraquara – SP, 14810-038

PROGRAMAÇÃO GERAL – CICLOS DE PRÉ-CONFERÊNCIAS

– CICLO DA ECONOMIA CRIATIVA – de 06 a 22 de Agosto

21/8 – sábado – 09h00 – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Pré-Conferência de Economia Criativa
Com interação virtual

– CICLO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA – de 23 a 28 de Agosto

23/8 – 19h00 – LIVE
LIVE – Apresentação do Mapeamento da Economia Solidária NEPESC/UNESP e Prefeitura Municipal de Araraquara

26/8 – 14h – Padoka
Pré-conferência no Assentamento Monte Alegre e Bueno de Andrada

28/8 – 9h30 – CASA DO INCRA
Pré-conferência no Assentamento Bela Vista

28/8 – 15h00 – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Pré-Conferência de Economia Solidária
Com interação virtual

– CICLO DA ECONOMIA SOCIAL E TEMAS TRANSVERSAIS – de 9 a 15 de Setembro

09/9 – 8h30 – Espaço Kaparaó
ENCONTRO sobre Inclusão Produtiva e Social com beneficiários do PIIS

09/9 –18h30 – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Pré-Conferência de Economia Social e Temas Transversais (inclusão social e produtiva, saúde mental, direitos humanos e sustentabilidade)
Com interação virtual

13/9 – 19h00 – LIVE
MESA REDONDA “A transversalidade temática e as múltiplas possibilidades da economia solidária, social e criativa”

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E CRIATIVA
17 e 18 de setembro – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Com interação virtual

17/9 – sexta-feira – 19h00
– 19h00 – Abertura oficial – Mesa de abertura –
– 20h00 – MESA REDONDA “O fortalecimento das economias solidária, criativa e social na geração de renda: formação de redes de produção, comercialização e consumo consciente”
Com transmissão ao vivo

18/9 – sábado – das 8h30 às 17h00 – Plenária
– 08h30 – Abertura do plenário e aprovação do Regimento Interno da Conferência;
– 9h30 às 16h00 – Leitura coletiva, debate, alterações e aprovação do Documento Base;
– 12h00 – 13h30 – almoço

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.