Dor no calcanhar tem remédio?

0
116

Segundo pesquisa realizada pela Pés Sem Dor com 2.940 pessoas, a dor no Calcanhar incomoda mais de 61% dos trabalhadores brasileiros, sendo a principal queixa de dores nos pés entre homens e mulheres. 

Sabia que o calcâneo, o osso do calcanhar, é o maior do nosso pé? Ele é também o ponto que mais carga e impacto recebe no dia a dia, por isso tanta gente se queixa de dores na região do calcanhar; assim observa Mateus Martinez, fisioterapeuta chefe da Pés Sem Dor.

Por que o calcanhar dói?

Fascite Plantar – Caso sinta dores agudas no calcanhar pela manhã, logo nos primeiros passos do dia, é quase certo que esteja sofrendo por causa da fascite plantar: uma inflamação ou degeneração na fáscia, um tecido que abrange toda a planta do nosso pé, dos dedos até o calcanhar, explica Mateus Martinez.

Na medida em que a pessoa anda, ela “massageia” a sola dos pés dispersando o fluido inflamatório e aliviando as dores. Mas se ficar novamente em repouso, o fluido inflamatório volta a se acumular, trazendo aquela dor aguda de volta. A fascite pode ocorrer por vários motivos: problemas na pisada, pés muito cavos ou muito chatos, sobrepeso e alguns tipos de atividade esportiva que podem sobrecarregar a fáscia e causar a inflamação.

Esporão de Calcâneo – A dor no calcanhar também acontece por causa do esporão: uma “ponta” óssea que aparece na base do calcanhar. Felizmente, o esporão nem sempre causa dores, mas ele pode pegar em algum músculo, tecido ou ligamento, e nesses casos, pode sim causar dores.

O esporão acontece por causa do excesso de impacto no calcanhar: atividade esportiva com movimentos repetitivos, calçados muito rígidos, obesidade, enfim: tudo o que coloca muita carga no calcanhar pode criar condições para o surgimento do esporão, explica Mateus.

Bursite no Calcanhar – A sua dor é na região posterior do calcanhar, perto do Tendão de Aquiles? Então você pode ter bursite: uma inflamação na Bursa do calcanhar. A Bursa é uma bolsa cheia de líquido que funciona como uma “almofada” protetora entre o osso e o Tendão de Aquiles que ajuda a diminuir o atrito e facilita os movimentos, pontua Mateus Martinez. Quando a Bursa inflama, causa dor intensa que piora com a atividade física ou com pressão na região, também pode provocar inchaço e vermelhidão na região afetada. A dor pode ser forte o suficiente para dificultar movimentos, impedindo, em alguns casos, até que a pessoa fique em pé.

Entre as causas da bursite no calcanhar podem estar o impacto e os movimentos repetitivos de algumas atividades esportivas, mas o problema também pode ser resultado de lesões ou pancadas na região do calcanhar, calçados apertados ou inadequados e outras patologias como artrite, gota, esporão de calcâneo e Tendinite de Aquiles.

Proteja o seu calcanhar e resolva as dores com palmilhas ortopédicas sob medida.

Uma das formas mais eficazes de tratar a dor no calcanhar é com o uso de palmilhas ortopédicas. Mas é importante optar sempre por palmilhas sob medida, feitas de acordo com as dimensões dos pés e as necessidades específicas de cada pessoa. A palmilha ortopédica vai dar suporte ao arco plantar, aumentando as áreas de contato dos pés com o calçado, distribuindo melhor o peso do corpo e aliviando os pontos dolorosos, explica Mateus Martinez. A palmilha não apenas resolve a dor, mas evita que as patologias se agravem, além de corrigir a pisada e alinhar a postura.

Como conseguir uma palmilha sob medida

Embora existam vários profissionais e clínicas desenvolvendo palmilhas sob medida de modo artesanal, a solução mais inovadora e eficaz que há no mercado é a palmilha feita em impressora 3D, com precisão digital. Na Pés Sem Dor, além de imprimir as palmilhas com a tecnologia 3D, também é feita uma avaliação gratuita dos pés da pessoa com um especialista, usando Baropodômetro e scanners 3D para um diagnóstico mais preciso e assertivo. Hoje a Pés Sem Dor conta com mais de 70 unidades pelo Brasil, todas com equipamentos de última geração para avaliar os pés dos clientes. As avaliações gratuitas da Pés Sem Dor são feitas com hora marcada. Interessados podem agendar através do site. https://www.pessemdor.com.br/agendamento ou pelo telefone 4003-8883, de qualquer lugar do Brasil.

Links úteis:

Pesquisa O Trabalho e a Relação com os Pés, Tornozelos e Joelho – https://www.pessemdor.com.br/o-trabalho-e-a-relacao-com-os-pes-tornozelos-e-joelhos/

Dores na região do calcanharhttps://www.pessemdor.com.br/blog/dor-no-calcanhar-o-que-pode-ser-e-como-tratar/

Fascite Plantar https://www.pessemdor.com.br/blog/sintomas-de-fascite-plantar-como-identificar-e-tratar-essa-doenca/

Esporão de Calcâneohttps://www.pessemdor.com.br/blog/esporao-de-calcaneo/

Bursite no Calcanharhttps://www.pessemdor.com.br/blog/bursite-no-calcanhar-sintomas-diagnostico-e-tratamento/

Palmilha para dor no calcanharhttps://www.pessemdor.com.br/blog/palmilha-para-dor-no-calcanhar/

Palmilha em impressão 3Dhttps://www.pessemdor.com.br/o-porque-das-palmilhas/

Avaliação Gratuita –  https://www.pessemdor.com.br/como-funciona/

Como agendar a avaliação gratuitahttps://www.pessemdor.com.br/agendamento/

(Solange Capozzi)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.