Domingo (15) tem oficina criativa voltada exclusivamente para mulheres/mães com Cia. Efêmera de Teatro

0
93

Também, à noite, haverá apresentação do espetáculo “Desaparecidas”; programação é gratuita

Mês das Mães e neste domingo, 15 de maio, a programação da Prefeitura de Araraquara realiza uma oficina criativa voltada, exclusivamente, para mulheres/mães, no Centro de Referência da Mulher, a partir das 14h. Também no domingo, o Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues recebe, às 19 horas, em apresentação única e gratuita, o espetáculo “Desaparecidas” – as duas atividades são com as atrizes da Cia. Efêmera de Teatro, de Piracicaba.

A partir do processo criativo do espetáculo teatral “Desaparecidas”, mulheres/mães acima de 18 anos são convidadas para um refúgio no espaço-tempo, na oficina – um encontro criativo para mães – que acontece no Centro de Referência da Mulher, às 14 horas. São 15 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia.

“Pretendemos refletir e inspirar, trazendo como ponto de partida o reconhecimento da mulher que se é para além da maternidade. Um momento para lembrar-se de si através de jogos teatrais, experimentos corporais e música. Pretende-se que este encontro seja apenas para as mães, mas caso seja necessário sinta-se à vontade para chegar com sua cria”, apontam as organizadoras.

Depois da oficina, à noite, as atrizes apresentam “Desaparecidas” no Teatro Wallace Leal. Contemplado pelo Proac, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, “Desaparecidas” é um espetáculo que reflete questões relacionadas à maternidade. Esse tema surgiu a partir do questionamento feito pelas atrizes e mães Daniela Cavagis e Vânia Lima: Onde foram parar as MULHERES que se tornaram mães? Surgindo, assim, a peça de teatro com uma linguagem contemporânea e lírica, que, além de Daniela e Vânia, também traz no elenco a atriz e mãe Kelly Aguiar.

Em “Desaparecidas” há uma investigação sobre o desaparecimento de uma mulher, com as atrizes narrando, cantando e vivenciando histórias, delírios e fatos por meio de uma linguagem contemporânea e lírica.

O espetáculo é resultado de uma pesquisa cujo mote inicial emergiu da necessidade de falar sobre a identidade da mulher pós-maternidade. O trabalho foi construído a partir de oficinas artísticas em bairros da periferia da cidade de Piracicaba, que tinham o propósito de compartilhar experiências entre mães, trazendo, assim, para a cena mais vozes e tornando o espetáculo mais abrangente e múltiplo do que seria se houvesse apenas os depoimentos pessoais das atrizes.

Simbolicamente, as mulheres desaparecem para dar à luz e se tornar “mães”. As oficinas de teatro, dança e música serviram como ferramentas para auxiliar as atrizes-criadoras a provocar um momento de autoanálise nas participantes, colher seus relatos sobre a experiência da maternidade, e, posteriormente, levar para a cena a diversidade de afetos que surgem nas mulheres a partir da maternidade, como os impactos físicos, emocionais e sociais.

A vinda do espetáculo para Araraquara conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura, em parceria com o Centro de Referência da Mulher e Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para Mulheres.

“Ainda, seguiremos todos os protocolos de segurança para prevenção de contaminação da Covid-19. Dentre eles: uso sugerido de máscara, apresentação do cartão de vacinação, medição de temperatura no momento da entrada, e álcool em gel para higienização das mãos”, lembra a produção do espetáculo.

SERVIÇO:

–    Encontro Criativo para Mães

Data: domingo (15 de maio)

Horário: 14 horas

Local: Centro de Referência da Mulher – Av. Espanha, 532 – Centro

15 vagas (ordem de chegada)

–   Espetáculo “Desaparecidas”

Data: domingo (15 de maio)

Horário: 19 horas

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues – Av. Espanha, 485 – Centro

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.