Domingo (07): atividades do Choro das Águas continuam no Parque Infantil

0
225
Encontro de Raízes

Contação de história “Aprendiz da Imperfeição”, show musical “Encontro de Raízes” e Feira de Artesanato estão no programa, com início às 16 horas

Neste domingo (07) a programação do Choro das Águas ainda se mantém no Parque Infantil, na região central de Araraquara. As atividades gratuitas têm início às 16 horas com Feira de Artesanato, contação de história e show musical, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

A programação tem início com a Feira de Artesanato, reunindo artesãos da cidade e região, a partir das 16 horas. O trabalho manual, fonte de renda para muitos, é incentivado e é o carro-chefe da feira que revela muitos artistas com seus trabalhos criativos e originais, com ótimas e variadas opções de presentes.

Depois, às 16h30, tem atividade infantil, com a contação de história “Aprendiz da Imperfeição” apresentada pela arte-educadora Gabriella Rodrigues. A história, dos autores Pieter van Oudheusden e Stefanie De Garef, é inspirada em um conto chinês que convida a refletir sobre o sentido da existência e dos laços afetivos.

Após a leitura do livro e da apresentação das ilustrações, as pessoas serão convidadas para, em roda, construir juntos uma nova história. Com auxílio de objetos do cotidiano distribuídos pela arte-educadora, uma breve história será inventada por meio da imaginação e dos objetos que estiverem às mãos.

A atividade tem como objetivo incentivar a leitura e conduzir um jogo lúdico para fomentar a criatividade e a invenção de histórias em coletivo. Não será necessário trazer nenhum material para participar, apenas ter disponibilidade para a escuta e a fala.

Gabriella Pereira Rodrigues é arte educadora e dramaturga, formada em Licenciatura em Arte-Teatro pela UNESP. Atualmente é professora de teatro pelas Oficinas Culturais 2022 de Araraquara e integrante do grupo Seu Edgar Teatro & Cia (@seuedgarteatro).

O grupo “Encontro de Raízes” é atração musical das 18 horas. Composto pelos músicos Mateus Xavier (cavaquinho), Carlos Dias (violão 7 cordas) e Eduardo Marçal (pandeiro), o grupo busca, através da musicalidade afro-brasileira, valorizar duas matrizes culturais da música popular brasileira: o samba raiz e o choro, por isso o nome é “encontro de raízes”, pois o repertório do grupo mescla essas duas linguagens da musicalidade afro-diaspórica.

“Encontro de Raízes” busca valorizar expressões culturais do universo afro-brasileiro, a partir de composições de grandes nomes, da música popular brasileira, considerados baluartes e precursores do samba e do choro, tais como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Cartola, Waldir Azevedo, entre outros.

O Parque Infantil está localizado na Rua São Bento, s/nº, na região central da cidade (entre as avenidas Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo).

SERVIÇO:

Choro das Águas

Local: Parque Infantil (Rua São Bento, s/nº – Centro / entre as avenidas Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo)

Data: domingo (07 de agosto)

Horários:

– 16h: Feira de Artesanato

– 16H30: “Aprendiz da Imperfeição”, com Gabriella Rodrigues (contação de história)

– 18h às 19h30: Encontro de Raízes (música/samba raiz e choro)

 Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.