Tarde de sábado (06) tem atividades do I Encontro de Tambores Ecos de Ngoma

0
199
Duo Iourubá

Oficina, cortejo e show musical na programação gratuita que se concentra no Palacete das Rosas

Depois do show e oficina com Sapopemba, o I Encontro de Tambores Ecos de Ngoma dá continuidade à sua programação com atividades na tarde de sábado (06) e também no domingo (07). O evento, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura, é gratuito.

A tarde de sábado apresenta: Oficina “Ngomas/Tambores”, com Daniel Antônio (14h); Cortejo de Tambores e Roda de Capoeira, com Maracatu Sementes Crioulas (a partir das 17h); e o show musical “Clementina de Jesus: a Voz da África”, com Duo Iourubá. A programação se concentra no Palacete das Rosas, com exceção do Cortejo, que se inicia na Praça Santa Cruz com destino ao Palacete.

A Oficina “Ngomas/Tambores”, com Daniel Antônio, às 14h, proporcionará uma vivência percussiva das possibilidades sonoras e do seu uso nos diversos ritmos dos cultos de matriz africana, numa prática em conjunto para estimular a reflexão e saberes das religiões afro-brasileiras e seus impactos na construção do fortalecimento e resistência do negro na comunidade.

Serão desenvolvidos exercícios que proporcionam a exploração, escuta e prática dos participantes e atividades que incentivam: a exploração do atabaque e agogô; aprender algumas levadas básicas nesses instrumentos; proporcionar uma vivência artística em grupo; conhecer os ritmos dos cultos de matriz africana; estimular a criatividade e desenvolver a coordenação entre o tocar e o cantar. São 25 vagas gratuitas e as inscrições também já podem ser realizadas pelo fone (16) 3322-2770.

O grupo Maracatu Sementes Crioulas é atração das 17 horas com o Cortejo de Tambores e Roda de Capoeira, que sairá da Praça Santa Cruz em direção ao Palacete das Rosas. A atividade conta com a participação dos grupos de Capoeira: Abadá Capoeira, Pau Brasil, Sol da Liberdade e Geração do Quilombo, além de marcar a presença do programa Oficinas Culturais Municipais na programação do Encontro.

Na sequência, em frente ao Palacete das Rosas, às 17h30, acontece o espetáculo musical “Clementina de Jesus: a Voz da África”, com Duo Iourubá. O espetáculo homenageia a cantora e partideira de samba Clementina de Jesus e apresenta uma vivência musical e histórico-poética da obra da artista, com uma instrumentação apenas vocal e percussiva e um repertório composto por jongos, vissungos (cantigas de língua africana), pontos das religiões de matriz africana e samba de roda.

O duo Iorubá se formou no final do ano de 2019 devido a sensação de pertencimento e representatividade que a histórica e música de Clementina de Jesus provocaram nos integrantes, “pois falar de Quelé não é só discorrer sobre sua relevância para música popular brasileira, mas também falar sobre resistência da cultura afro, empoderamento negro feminino, divulgação da religião de matriz africana e produtividade na velhice.”

O Encontro de Tambores segue até domingo (07), com diversas atividades na programação gratuita. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e conta com o apoio cultural do Sesc Araraquara. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

SERVIÇO:

I Encontro de Tambores Ecos de Ngoma

–  Programação da tarde de sábado (06):

14h: Oficina 2 “Ngomas/Tambores”, com Daniel Antônio (25 vagas)

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

Inscrições pelo telefone 3322-2770 (Secretaria Municipal de Cultura)

17h: Cortejo de Tambores e Roda de Capoeira, com Maracatu Sementes Crioulas (Participação dos grupos de Capoeira: Abadá Capoeira – Pau Brasil – Sol da Liberdade – Geração do Quilombo)

Percurso: da Praça Santa Cruz (Rua São Bento com Av. Osório) ao Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

17h30: Espetáculo “Clementina de Jesus: a Voz da África”, com Duo Iourubá

Local: Em frente ao Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.