A disputa pela prefeitura de Araraquara está cada vez mais acirrada. Duas pesquisas publicadas pelo Instituto Paraná Pesquisas, neste sábado (27), relatam que o ex-vereador Luiz Cláudio Lapena Barreto, do PL, conhecido como Doutor Lapena, lidera as intenções de voto com 34,8% ou 35,1%. Ele enfrenta uma forte concorrência da ex-secretária de saúde Eliana Honain, do PT, que tem 33% ou 33,4%, respectivamente, das intenções de voto.
Os demais candidatos não atingem a aprovação de 10% em ambas as pesquisas.
Influência de apoios políticos
A pesquisa também avaliou a influência de apoios políticos. Dos entrevistados, 24,6% votariam com certeza em um candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 26,5% poderiam votar, e 45,1% jamais votariam em um candidato apoiado pelo PT. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro influencia 18,3% dos eleitores, com 27,7% dizendo que poderiam votar em um candidato endossado por ele e 50,1% afirmando que jamais votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro. O apoio de Tarcísio de Freitas, dos Republicanos, motivaria 22% dos eleitores, com 40% podendo votar em um candidato apoiado por ele e 33,4% jamais votando em um candidato com seu apoio. Por fim, 21,3% com certeza votariam em um candidato apoiado por Edinho Silva, 37,7% poderiam votar, e 37,7% jamais votariam em um candidato apoiado pelo atual prefeito.
Rejeição dos candidatos
Em relação à rejeição eleitoral, Eliana Honain lidera a pesquisa com 23,9%, seguida pelo Doutor Lapena com 20% de rejeição. Pedro Tedde tem 18,5%, Tiago Pires fica em 4º lugar com 18,3%, e Doutor Marcos Garrido é o último, com 15,2% de rejeição.
Expectativa de vitória
Apesar da pequena vantagem de Doutor Lapena nas intenções de voto, a percepção de quem irá ganhar as eleições aponta Eliana Honain como favorita, com 36,8% dos entrevistados acreditando em sua vitória, contra 27,6% que apostam na vitória de Doutor Lapena.
Foto Ilustrativa Freepik