Dia Mundial da Voz: conheça os 5 cuidados essenciais para ter uma voz sempre saudável

0
327

Com ações práticas, médico explica como cuidar da saúde da voz no dia a dia e alerta sobre hábitos prejudiciais

Em casa, no trabalho, durante festas e confraternizações, sempre que nos comunicamos oralmente, as cordas vocais entram em ação para produzir a voz. O Dia Mundial da Voz, celebrado nesta terça-feira (16), é uma ação global de conscientização para alertar a população sobre os cuidados necessários para preservar a saúde vocal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registrou 7.790 novos casos de câncer de laringe em 2022, doença que afeta diretamente a habilidade vocal. Além de problemas de saúde, Danilo Carvalho Guimarães, médico otorrinolaringologista do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, alerta que hábitos rotineiros simples, como a ingestão de água, podem impactar a voz. “A hidratação e ingestão de água por via oral é comprovadamente importante para preservação de uma boa qualidade vocal. Além de benefícios sobre a vibração das pregas vocais e qualidade vocal, ainda reduz o atrito das pregas vocais com  um muco menos denso durante a fonação. As pausas para ingestão de água evitam o abuso contínuo e a ocorrência do pigarro por ressecamento”, explica.

Quais ações do dia a dia podem prejudicar a voz?

Cuidar da saúde vocal requer atitudes básicas, mas o fato de situações comuns, que acontecem repetidamente ao longo dos dias, gerarem desgaste nas cordas vocais, torna ainda mais importante estar alerta para o assunto. De acordo com Danilo, estes seis hábitos podem fragilizar a saúde da voz:

  1. Tossir frequentemente;
  2. Pigarrear;
  3. Falar muito rápido, alto, forte ou gritar;
  4. Falar sussurrando, sem respirar ou enquanto inspira;
  5. Viver em ambientes familiares ou trabalhar em locais muito ruidosos;
  6. Fumar ou viver em ambiente de fumantes.

No Brasil, o uso de cigarro eletrônico cresceu 600% nos últimos seis anos e, segundo o Ipec, instituto de pesquisas, o país tem quase três milhões de adultos usuários do item. No entanto, Danilo alerta que “para cuidar da saúde da voz, é preciso evitar hábitos como o uso recorrente de vapes, tabaco, narguilé e também o uso recreativo de maconha”. O otorrinolaringologista ainda aponta que a “ingestão de bebidas alcoólicas ou bebidas muito quentes” também pode ocasionar problemas vocais.

Quais doenças podem afetar a saúde da voz?

“É importante acompanhar com profissionais da saúde e buscar tratamento sempre que apresentar qualquer alteração ou sintoma vocal”, aconselha Guimarães. Isso porque doenças respiratórias simples como rinites, resfriados, gripes, laringites inflamatórias são problemas que fragilizam a voz.

Além do câncer laríngeo e de doenças infecciosas da laringe, o médico destaca que problemas gástricos como o refluxo gastroesofágico e doenças tireoidianas precisam de acompanhamento considerando também o impacto na saúde vocal, pois são potencialmente nocivos.

5 passos básicos para cuidar da voz

Neste Dia Mundial da Voz, confira os cuidados básicos indicados pelo otorrinolaringologista para proteger sua saúde vocal:

1. Evite gritar, falar alto, pigarrear ou falar sem pausas;

2. Beba pelo menos dois litros de água diariamente para prevenir lesões das pregas vocais;

3. Tenha cuidado com a ingestão recorrente de bebidas alcoólicas;

4. ⁠Alimente-se bem e evite alimentos que causam azia ou má digestão;

5. ⁠Não se automedique. Diante de uma dor de garganta ou falha na voz, procure um profissional da saúde, como um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, para averiguar o que está acontecendo.

Sobre o Cartão de TODOS

O Cartão de TODOS é referência no mercado de cartões de descontos. Criado em 2001 por Altair Vilar, em Ipatinga (MG), a empresa oferece a intermediação de descontos entre os usuários do cartão e as empresas parceiras. A adesão ao Cartão de TODOS dá direito a descontos nas mais de 420 clínicas médico-odontológicas parceiras, permitindo o acesso da população à saúde primária de qualidade, além de oferecer descontos em atividades que englobam serviços voltados à educação e ao lazer e, ainda, a itens essenciais. A empresa atende, hoje, o equivalente a mais de 16 milhões de pessoas, e possui uma rede com mais de 12.000 estabelecimentos parceiros em todo o Brasil.

(Nayara Campos – assessora do Cartão de TODOS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.