“Dia D contra a Dengue” retira 8,3 toneladas de materiais inservíveis no Parque São Paulo e Águas do Paiol

0
95
Fotos: Divulgação

Ação foi realizada no último sábado (24) e, além do ‘casa a casa’ nos dois bairros, incluiu orientações, exposição e brincadeiras no Parque Infantil

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e da Gerência de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, participou neste sábado (24) do “Dia D regional de combate à dengue”. A ação, realizada no Parque Infantil, foi uma iniciativa da EPTV e contou com o apoio de Rotary Clubes de Araraquara e Sistema Único de Saúde (SUS).  Além das ações educativas, a Prefeitura escalou equipes que realizaram ação de bloqueio em áreas com casos confirmados de dengue no Parque São Paulo e Águas do Paiol. Foram visitados 1.142 imóveis e retirados 8.320 kg de materiais inservíveis.

No Parque infantil, foram realizadas diversas ações como atividades para crianças, com atividades lúdicas e recreativas; exposição de maquetes que continham o ciclo do mosquito; mosquitário com mosquitos e larvas vivas para demonstração; mascotes do mosquito macho e fêmea; distribuição de materiais impressos com informações de combate aos criadouros e sintomas da doença. Também foram colocadas faixas de maneira estratégica em alguns semáforos da cidade.

Alessandra Cristina do Nascimento, gerente de Controle de Vetores, avaliou o objetivo da mobilização. “A ação que realizamos no sábado teve o intuito de mobilizar e conscientizar a população sobre os cuidados com a dengue e como eliminar os criadouros. Acreditamos que a informação leva ao conhecimento e o conhecimento muda hábitos. Esperamos que cada pessoa alcançada por essa ação coloque em prática todas as orientações recebidas e tire dez minutos por semana para verificar possíveis criadouros, dentro ou fora de suas casas, e fazer o descarte ou medida de controle necessária. A participação da população é imprescindível para evitar o aumento do número de casos positivos de dengue em nossa cidade. Somente juntos podemos vencer”, comentou.

A mobilização no Parque Infantil foi conduzida pela equipe do Instruindo, Educando e Comunicando (IEC) do Controle de Vetores, que fica instalada na Av. Ivo Antonio Magnani, 430, Fonte Luminosa, e atua diretamente na Saúde Pública do Município de Araraquara, no controle da transmissão de arboviroses. A ação foi motivada pelo aumento de casos confirmados de dengue no Brasil, pelos decretos de situação de emergência vindos dos estados do Acre, Distrito Federal e Minas Gerais, e pelo aumento quatro vezes maior de casos confirmados na cidade de São Paulo, comparado com o mesmo período em 2023.

Vale reforçar que o trabalho de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, realizado pelas equipes de Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, é ininterrupto, independentemente da época do ano ou da situação da doença, e depende da participação da população. Além de cuidar da própria casa, o munícipe também pode identificar imóveis e outros locais problemáticos e avisar para o Controle de Vetores e a Ouvidoria da Vigilância em Saúde, por meio dos telefones (16) 3303-3115, (16) 3303-3104 e 0800-774-0440.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.