Damiano enaltece parcerias da Prefeitura com Instituto de Química da Unesp durante solenidade de formatura

0
287

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho, na solenidade de colação de grau de formandos na turma do 2º semestre de 2021 nos cursos de Química e Engenharia Química, da Unesp Araraquara.

Ao todo, 43 alunos concluíram o curso, sendo 7 bacharéis em química, 7 bacharéis em química tecnológica, 18 licenciados em química e 11 engenheiros químicos. O ato solene no anfiteatro A do Campus da Unesp, na região sudoeste da cidade, contou com a presença de familiares dos formandos.

Damiano Neto ressaltou inúmeras parcerias entre a Prefeitura e o Instituto de Química, e incentivou os formandos para novos desafios.

“A partir de agora, cada um de vocês terá toda uma carreira pela frente. Desejo muito sucesso às formandas e aos formandos em suas trajetórias profissionais e que possam transmitir para a sociedade todos os conhecimentos adquiridos na universidade”, disse Damiano Neto.

A professora doutora Regina Célia Galvão Frem destacou a importância da Química e o aprendizado na convivência com os universitários. “É de fato para mim muito gratificante, saber que após mais de 30 anos de ofício, ainda sou capaz de motivá-los, mostrando a vocês a potência da Química e como ela pode ser usada para entender – e influenciar, a natureza que nos cerca”.

“Completar um curso superior em uma universidade pública, gratuita e de qualidade requer, portanto, no mínimo, um retorno deste esforço conjunto à sociedade que contribuiu para que isto ocorresse, por uma questão de justiça social em uma sociedade tão desigual”, observou o professor doutor Gustavo Nakamura.

Cientista social formado na Unesp, o vereador Guilherme Bianco (PC do B) abordou a vitória da ciência, da universidade diante da pandemia e as dificuldades para os alunos concluírem o curso.

“Aqueles que acreditam na ciência e na universidade venceram. A educação é uma ferramenta de libertação, de transformação pessoal e,  sobretudo, coletiva. Parabéns a todos, que conseguiram se formar, não foi fácil passar a pandemia com aulas on-line em cursos tão difíceis de Química e Engenharia Química. Neste ano, completamos o centenário do professor Waldemar Saffiotti, patrono, fundador e professor do IQ  e do grande professor sociólogo Darcy Ribeiro, que lutaram pelo projeto de um Brasil melhor”, disse o vereador.

Ao final, o diretor do IQ professor Sidney José Lima Ribeiro reforçou a importância do centenário do professor Waldemar Saffiotti, o do bicentenário da Independência, as próximas eleições democráticas e a formatura do IQ.

“Desde 2020, é a primeira formatura presencial, tivemos dois anos difíceis, mas a pandemia ainda não terminou. Araraquara é um ótimo exemplo no combate à pandemia baseado na ciência. O trabalho da Prefeitura foi notícia no mundo inteiro. Fizemos aqui na universidade centenas de exames e diagnósticos para toda região. Vamos confiar na ciência e na educação. Parabéns, aos jovens protagonistas, aos professores e funcionários da universidade”, conclui o diretor.

Também participaram da solenidade o professor doutor emérito do IQ Antônio Carlos Massabini, o professor doutor Amadeu Moura Bego e a professora doutora Denise Bevilaqua.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.