DAAE: MONITOR DE SECAS DE MAIO REGISTRA SECA EM 100% DO ESTADO DE SÃO PAULO

0
294

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, feito por região e por unidade da federação, que analisa o surgimento, desaparecimento, evolução ou involução do fenômeno da seca em cada uma dessas áreas. Os resultados consolidados são divulgados mensalmente por meio do Mapa do Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Em maio, o Monitor de Secas apontou que na região sudeste, devido às anomalias negativas de chuva e piora nos indicadores do mês, houve aumento da área com seca fraca no Espírito Santo e em Minas Gerais, sendo que em São Paulo, onde está a cidade de Araraquara, houve registro de seca em 100% do território.

Nas regiões sul e nordeste, em função da ocorrência de chuvas acima da média, foi registrado o recuo das secas em grande parte do território, com exceção do oeste baiano e sul do Piauí, onde houve o avanço da seca fraca, em decorrência da piora nos indicadores.

Na região centro-oeste, estados de Goiás e Mato Grosso e também no Tocantins, único estado da região norte monitorado até agora, houve avanço da seca fraca, em decorrência de chuvas abaixo da normalidade e piora nos indicadores. Por outro lado, as chuvas acima da média no último trimestre favoreceram o recuo das secas extrema e grave no sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Em Araraquara, 35% do abastecimento público é oriundo de mananciais superficiais (rios). O Daae vem acompanhando a evolução da seca de curto e longo prazo no estado e no município e alerta para a severidade do fenômeno, orientando os usuários em seu site e redes sociais, para a adoção de medidas de uso sustentável e economia de água. Confira, compartilhe com amigos e familiares e SEJA CONSCIENTE, USE A ÁGUA DE FORMA RACIONAL.

Acesse https://monitordesecas.ana.gov.br/mapa e o link da bio em https://www.instagram.com/anagovbr e veja o mapa e conteúdo completo do monitor de secas da Agência Nacional das Águas para o mês de maio e meses anteriores.
Gerência de Comunicação e Eventos, 12 de julho de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.