N/A

Daae abre B.O. para apurar roubo de cabos e destruição do sistema do Centro de Produção e Reservação de Água da Chácara Flora

Segurança e profissionais da manutenção foram rendidos por quatro criminosos armados na noite de sábado (05); a interrupção do sistema impede a reserva e o recalque de água, comprometendo seriamente o abastecimento das regiões do Parque Planalto, Jardim Maria Luiza e toda a região norte de Araraquara

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos abriu um Boletim de Ocorrência para apuração de roubo à mão armada e ato de vandalismo ocorrido na madrugada deste sábado (05) no Centro de Produção e Reservação (CPR) da Chácara Flora, sistema vital para o abastecimento de água de toda a região norte de Araraquara e regiões do Parque Planalto e Jardim Maria Luiza. A polícia militar esteve no local durante a noite. A equipe agora aguarda as polícias técnica e civil para investigar o caso.

De acordo com o Diretor Comercial e de Relações Institucionais, o engenheiro Alexandre Pierri, o incidente danificou um poço equipado com um motor de 500 CV, um dos maiores de Araraquara, responsável por uma vazão de 250 m³/h, além de um reservatório com capacidade de 1 milhão de litros e sistemas de bombas elevatórias. 

“A interrupção deste sistema impede a reserva e o recalque de água, comprometendo seriamente o abastecimento das áreas afetadas. Estamos trabalhando incansavelmente para reparar os danos e retomar a operação o mais rápido possível. Pedimos a compreensão e colaboração de todos os moradores e autoridades locais durante este período crítico”, explicou. 

Segundo o engenheiro, os criminosos levaram todo o cabeamento e destruíram os painéis de controle. Também vandalizaram o local e outros equipamentos, o que dificulta ainda mais o trabalho de reparação para retomada do funcionamento do sistema. 

Criminosos armados

Pierri explicou que por volta das 00h, a unidade de inteligência da autarquia identificou a queda de energia do Centro de Produção e Reservação da Flora e acionou equipe de eletricistas para o local. “Através do sistema de telemetria online, quando notamos a queda de energia, acionamos a equipe de eletricista de plantão. Porém, ao chegar lá a equipe do DAAE foi rendida por quatro homens armados. O segurança do local já estava rendido também. A primeira preocupação foi quanto a vida dos funcionários, que estão bem. Agora todos os esforços são para recompor o sistema o mais breve possível. Contudo a previsão é de 24 horas”. 

O prefeito Edinho esteve nesta manhã de sábado pessoalmente no local, acompanhado da superintendente da autarquia, Ada Salmazo e do Diretor Alexandre Pierri, para verificar os danos e acompanhar a reconstrução dos sistemas.

Poço estratégico

Este CPR é estratégico no abastecimento de água de toda a cidade, uma vez que, pela sua potência, é o responsável também por ajudar nas chamadas “manobras de distribuição de água” para setores da cidade que são abastecidos pelas represas e que estão com dificuldade de funcionamento em virtude da estiagem de mais de 180 dias.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS