Curso “Preparação para o mercado de trabalho” é oferecido aos beneficiários do “Filhos do Sol”

0
90

Em uma parceria entre Prefeitura de Araraquara e Senai, capacitação é realizada até o dia 23 de março no Centro da Juventude

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Assessoria de Políticas para Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferece aos beneficiários do programa “Filhos do Sol” o curso “Preparação para o mercado de trabalho”.

Com carga horária de 48 horas, a capacitação teve início no dia 1º de fevereiro e vai até o dia 23 de março, com aulas no Centro da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, no Jardim Pinheiros. Para participar, o aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 14 anos de idade, e estar cursando o nível fundamental a partir do sexto ano.

O curso visa despertar o interesse no jovem pelo trabalho, buscando desenvolver um conjunto de competências, habilidades e atitudes exigidas pelo mercado de trabalho, promovendo a formação integral deste participante. Também serão abordados os princípios de autoconhecimento, ética profissional, cidadania, relação interpessoal, trabalho em equipe, análise de problemas e tomada de decisão, processo seletivo, saúde e qualidade de vida.

O assessor de Políticas para Juventude, Igor Emídio, falou sobre a importância dessa capacitação. “O início do curso de preparação para o mercado de trabalho representa a porta de entrada para transformações significativas, capacitando nossos beneficiários a construir pontes entre seus potenciais e as oportunidades profissionais, promovendo assim a igualdade de acesso”, salientou.

Flávia Sant’Ana, gerente do programa “Filhos do Sol” e do Centro da Juventude, também valorizou a oportunidade. “Estamos iniciando o ano com muito planejamento: com um curso de suma relevância para a preparação dos beneficiários para o mercado de trabalho. Esperamos que através dele possamos encaminhar os jovens para o mercado de trabalho e obter melhores resultados referente a taxa de empregabilidade dos mesmos”, comentou.

O “Filhos do Sol”, Programa Municipal de Transferência de Renda, Oferta de Ações Socioeducativas, Qualificação Profissional e Vivência no Mundo do Trabalho a Adolescentes e Jovens em Situação de Extremo Risco Pessoal e Social, é executado e gerido pelas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Participação Popular, com o propósito de garantir o direito à renda mínima e a inclusão a adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos de idade e que se encontram em situação de extremo risco pessoal e social.

Atualmente, o programa conta com 70 beneficiários. A equipe também contou com uma ampliação de sua equipe técnica, que agora conta com duas psicólogas e duas assistentes sociais.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.