Controladora geral do município faz balanço de 2021 e traça metas para 2022

0
381
Josiane Michelli Silva dos Santos foi entrevistada nesta segunda no Canal Direto com a Prefeitura.

Josiane Michelli Silva dos Santos foi a convidada desta segunda-feira (13) do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”

Nesta segunda-feira (13), a controladora geral do município, Josiane Michelli Silva dos Santos, participou do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, programa oferecido pela Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria de Comunicação, com o objetivo de sanar dúvidas dos moradores ao vivo em relação à gestão municipal. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.
Em sua primeira resposta, Josiani falou sobre a função da Controladoria. “A Controladoria Geral é um órgão de controle interno do município que trabalha com fiscalizações, auditorias. Fazemos a análise da correta utilização dos recursos públicos, fazendo as auditorias que estão no nosso plano de ação e também algumas demandas externas que chegam para nós do município”, explicou.

ATUAÇÃO NA PANDEMIA

Assim como quase todos os órgãos municipais, a Controladoria Geral foi obrigada a se adaptar à realidade imposta pela pandemia da Covid-19. “Desde o ano passado, quando iniciou a pandemia, vimos a necessidade de mudar alguns controles que tínhamos dentro do nosso plano de ações e começamos a fazer orientações no município por conta dessas alterações na parte contábil, financeira, e também de alguns controles específicos que nós também fizemos”, revelou.
Essas alterações ocorreram em diversas atividades que passaram a ter ramificações específicas para a atuação na pandemia. “Fizemos a alteração da análise de contratação de pessoal porque nesse período, até 31 de dezembro, algumas contratações estão proibidas, apenas algumas exceções. Na contratação pública de bens e serviços, também fazemos isso, analisando as licitações e as contas diretas específicas para Covid-19. Sempre fizemos essas análises em contratações comuns, mas agora, por conta da Covid-19, estamos também no dia a dia fazendo essa análise. Isso também ocorreu no crédito extraordinário e também acompanhamos essa movimentação orçamentária quando é específico para Covid-19. Na transparência, além da nossa transparência comum, que fazemos a análise, agora também tem a transparência que é específica para Covid-19. E aí fazemos a análise também”, pontuou.
Ela esclarece que o planejamento do órgão é feito sempre no final do exercício, quando é elaborado o plano de ações para o próximo ano. “Esse planejamento é feito principalmente com as demandas externas que recebemos. Algumas partes que percebemos que tem uma fragilidade maior e que precisamos dar um foco a mais, incluímos dentro do nosso plano de ações”, acrescenta.

BALANÇO 2021

Josiani comentou que em cada ano a Controladoria Geral conta com um plano de ação voltado para um foco específico. “Além das nossas atividades que exercemos normalmente, o plano tem um foco específico e o deste ano foi a transparência pública. Foram realizadas quatro auditorias na transparência, cada uma com foco específico, tratando de determinados assuntos. E nelas nós fizemos os nossos apontamentos, as recomendações, e encaminhamos para os secretários das áreas pertinentes, para eles tomarem as providências necessárias”, salientou.
Ela comentou que outra função importante do órgão em 2021 foi o acompanhamento da execução contratual. “Uma coisa que achamos muito importante é não avaliar só a parte inicial do contrato, mas também a execução do contrato, que também é uma outra análise que fizemos em uma auditoria”, relatou.
Além disso, a Controladoria Geral possui forte atuação na auditoria da administração indireta. “Iniciamos na CTA, na Fundesport e na Fungota e acredito que neste ano nós ainda terminaremos a da Fundesport. Também fizemos verificações em nossos relatórios periódicos. Nós realizamos relatório de controle interno, que é um relatório feito quadrimestralmente, relatório de horas extras, verificações dos requisitos fiscais, verificação de diárias e adiantamentos, e verificações pós-auditoria, que acontece sempre 90 dias após as auditorias que nós realizamos”, justificou.
Josiane também afirmou que são feitas outras orientações para os gestores e citou algumas delas. “O município está implementando a Lei Geral de Proteção de Dados e a Controladoria coordena essa implementação junto com as secretarias. Nós presidimos a comissão de avaliação de uso de bens, fazendo a análise inicial dos documentos, e também final na prestação de contas. Iniciamos a orientação do SIAFIC, que é um sistema de contabilidade que vai ser implementado no município, isso é para todos os municípios e nós estamos coordenando essa parte, além de participarmos de reuniões com os prefeitos e gestores”, explanou.

META PARA 2002

A controladora geral do município falou também sobre a meta para o ano que vem. “Como eu disse anteriormente, sempre o plano tem foco específico. O foco para o ano que vem será um programa de boas práticas e integridade que vamos implementar no município”, concluiu Josiane.

A SÉRIE

No “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, os secretários e presidentes de fundações e autarquia do governo falam, ao vivo, sobre as principais ações desenvolvidas por suas pastas durante a pandemia da Covid-19 em 2021, além de apresentar um panorama atual de suas atuações e comentar sobre as perspectivas para o próximo ano.
Os programas são diários, têm a duração aproximada de 20 minutos e são abertos para a participação dos internautas, que podem mandar suas perguntas e dúvidas pelo Facebook (www.facebook.com/prefeituraararaquara), nos posts da transmissão ao vivo. Quem não puder interagir em tempo real, terá a oportunidade de assistir ao programa posteriormente, na fanpage da Prefeitura.
A próxima entrevista será com a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, que participará do programa de terça-feira, dia 14, novamente às 15h.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.