Conheça a candidata Eliana Honain

Com o intuito de fortalecer a democracia e garantir que os eleitores de Araraquara tenham acesso a informações essenciais antes das eleições, o Jornal de Araraquara entrou em contato com todos os candidatos à Prefeitura para realizar uma entrevista. O objetivo foi proporcionar um espaço onde os candidatos pudessem expor suas propostas, soluções e visões para os desafios que a cidade enfrenta, permitindo que o eleitor tenha uma compreensão mais clara e aprofundada sobre as diferentes abordagens para os problemas locais.

Cada candidato recebeu o mesmo conjunto de perguntas, abrangendo temas de grande relevância para o município, como saúde, educação, infraestrutura, economia e sustentabilidade. O espaço dedicado a cada resposta foi previamente limitado, de forma a garantir equilíbrio entre os entrevistados, e todos tiveram o mesmo prazo para o envio de suas considerações.

Por meio dessas entrevistas, o Jornal de Araraquara reafirma seu papel como um veículo de comunicação comprometido com a transparência, o debate democrático e a responsabilidade de manter a população informada, especialmente em momentos decisivos como as eleições municipais.

Eliana Honain – PT – 13

  1. Mobilidade Urbana: Qual é o plano do seu governo para aprimorar a mobilidade urbana na região central? Leve em consideração como o preço e a qualidade do transporte público.

O transporte público é um desafio em todo o Brasil e deve ser estudado nas três esferas como um todo, assim como temos o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Essa é uma responsabilidade que precisa ser compartilhada pelas esferas municipal, estadual e federal, e temos que abrir esse debate. Mas temos propostas para o transporte público de Araraquara, que é rediscutir as linhas com a concessionária, melhorar a qualidade da frota, ter wi-fi e ar-condicionado em todos os ônibus, fazer a melhoria nos pontos de ônibus com videomonitoramento e implantar mini-terminais de integração em diversos pontos da cidade. Também vamos melhorar o atendimento do transporte porta a porta para pessoas com deficiência. Passamos de 200 para mil atendimentos e queremos ampliar esse trabalho.

  1. Redução de Temperatura e Reflorestamento: qual é o plano do seu governo para lidar com as altas temperaturas?

Nosso plano para enfrentar as altas temperaturas está centrado no fortalecimento e criação e expansão de áreas verdes, especialmente em bairros. Nossa meta é ampliar a arborização urbana com o plantio de 50 mil mudas. O incentivo a telhados verdes e calçadas ecológicas também fazem parte das nossas estratégias. Além disso, priorizaremos a recuperação de margens de rios com projetos de reflorestamento urbano e sustentável para a cidade. Vamos também criar dentro da GCM uma Companhia Ambiental para cuidar da fiscalização, especialmente no que tange ao combate às queimadas e ao descarte irregular de resíduos em terrenos e Áreas de Preservação Permanente. Também vamos fazer quatro complexos de lagos, dentro do plano de Macrodrenagem da Via Expressa. Esses lagos serão contornados com áreas verdes, de convivência, com pistas de corrida, ciclovias, quadras poliesportivas e parques de lazer. Araraquara vai se tornar mais sustentável, livre das enchentes e com mais opções de lazer para todos.

  1. Combate à falta de água: de acordo com o DAAE, Araraquara passa por uma situação crítica em seu abastecimento de água. Qual seu plano para impedir que incidentes assim aconteçam novamente?

Sabemos que é um problema sério, intensificado pela estiagem prolongada que temos enfrentado em Araraquara e todo o estado de São Paulo. O Governo Edinho já construiu 10 poços profundos para melhorar o abastecimento e três reservatórios. Minha proposta é continuar investindo em soluções para minimizar os impactos da seca e garantir o acesso à água. Planejamos a perfuração de sete novos poços nos bairros Águas do Paiol, Vila Xavier, Campus Ville, Condomínio Satélite, ETA-Fonte, Jardim Zavanella e Alamedas, além de ampliar o sistema de reservação com novos reservatórios na ETA Fonte, Paiol, Universidades (Salto Grande), Setor Planalto e Vila Xavier. Também faremos a troca de 50 km de redes e ramais de água em diversos setores da cidade e sub-setorização da rede de água para facilitar a manutenção.

  1. Reajuste para Funcionários Públicos e SISMAR: o reajuste aos funcionários públicos foi um assunto problemático no ano de 2024, muito descontentes com o atual governo, qual é o seu plano para prestar um melhor local de trabalho para essas pessoas?

Nosso governo tem como prioridade valorizar os servidores públicos, reconhecendo que são a base de um serviço público de qualidade. Estamos comprometidos em garantir reajustes que realmente façam a diferença no dia a dia dos trabalhadores. O atual governo aumentou o salário base em aproximadamente 76% de 2016 para 2024, e fez a ampliação do auxílio-alimentação de 25,7%, com um bônus adicional de R$ 410,00. No entanto, sabemos que isso ainda não é o ideal e trabalharemos muito para conceder reajustes maiores, sempre respeitando a responsabilidade fiscal e a capacidade financeira do município. Vale citar ainda que, pensando na qualificação dos servidores, o governo Edinho criou a Escola de Governo em 2019. No meu governo, vou retomar o Comitê de Gestão Democrática e realizar um diálogo mensal com servidores de cada setor juntamente com os secretários e o Sismar.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Daae informa sobre desabastecimento de água

Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução em Libras nesta terça (8)

Prefeitura realiza 1° Feira de Mulheres Empreendedoras da Zona Norte nesta quinta (10)

FliSolzinha apresenta contação de história “A Coroa de Fios” nesta quarta-feira (9)

Brincaderia&Cia acontece no SESI Araraquara, em comemoração ao Dia das Crianças

CATEGORIAS