N/A

Confira o que será discutido e votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (18)

Vereadores debatem, inicialmente, seis projetos, mas outros poderão ser incluídos; TV Câmara transmite ao vivo a partir das 15 horas

A Ordem do Dia da 9ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara Municipal de Araraquara, que acontece nesta terça-feira (18), a partir das 15 horas, conta, inicialmente, com seis itens, mas novos projetos poderão ser incluídos. Confira o que será discutido e votado pelos vereadores.

Projeto do vereador Enfermeiro Delmiran (PL) institui e inclui no calendário oficial de eventos da cidade o “Dia Municipal do Podólogo”, a ser comemorado anualmente em 4 de dezembro.

Outro projeto do mesmo parlamentar institui e inclui no calendário oficial a “Semana Municipal da Podologia”, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de dezembro.

O vereador aponta que a atuação do podólogo é essencial para prevenir e tratar problemas como onicomicoses, unhas encravadas, calosidades, rachaduras nos pés e verrugas plantares, que, se não tratados adequadamente, podem gerar complicações severas.

Fiscalização

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB) propõe projeto de lei que obriga a instalação de sistemas de monitoramento em vias próximas a locais em que haja descarte irregular de resíduos sólidos no município.

No entendimento do parlamentar, a implementação desses sistemas contribuirá para reduzir os gastos públicos com manutenção e limpeza de áreas afetadas pelo descarte irregular, bem como os custos com reparos em prédios públicos depredados.

Defesa Civil

Projeto da Prefeitura reformula a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), que passa a denominar-se Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). A propositura vem acompanhada de quatro emendas da Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

Segundo o Executivo, a proposta visa aprimorar a estrutura e atuação da Comissão, promovendo ajustes necessários à sua composição para refletir a organização administrativa municipal vigente e garantir a representatividade das demais esferas de governo e da sociedade civil.

Além disso, reforça a integração da Compdec com órgãos congêneres municipais, estaduais e federais, fortalecendo sua capacidade de planejamento e resposta a eventos adversos, em conformidade com os princípios da Defesa Civil.

Homenagem

O vereador Balda (Novo) sugere a honraria Diploma de Honra ao Mérito ao 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Araraquara, em razão dos serviços prestados ao município.

De acordo com o parlamentar, o Corpo de Bombeiros de Araraquara tem uma trajetória marcada pela dedicação e profissionalismo de seus membros, que diariamente arriscam suas vidas para proteger a comunidade.

Crédito

A Prefeitura pede autorização dos vereadores para a abertura de crédito no orçamento no valor de R$ 100 mil para publicação de atos em diários oficiais.

Tribuna Popular

No início da Sessão, haverá duas participações na Tribuna Popular. José Augusto Cardillo, credenciado pelo Cresep – Hospital de Olhos – Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa, abordará o tema “Basta de omissão de socorro no SUS: negligência não sangra, mas cega”.

Já Ana Claudia Cecatto, representando um grupo de 30 eleitores do município, se manifestará em relação aos Projetos de Lei nº 24/2025 e nº 25/2025, de autoria do vereador Enfermeiro Delmiran, destacando a conscientização sobre a podologia na saúde.

(Setor de Imprensa – Câmara Municipal de Araraquara)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa SP Afro Brasil abre inscrições para oficinas culturais gratuitas

Araraquara pode receber fábrica da maior fabricante de trens do mundo

Cerimônia marca renovação de apoio da Unimed às Escolinhas de Esportes do município

Confira o que será discutido e votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (18)

Febre e dor no corpo: é dengue ou COVID? Saiba como diferenciar

CATEGORIAS